Que instrumentos utiliza o cirurgião dentista: tipos, características, finalidade
- 15.06.2025
O conjunto de instrumentos necessários ao cirurgião dentista é composto por dispositivos para limpeza, tratamento e remoção de dentes. Com a sua ajuda, o especialista prepara a cavidade oral para os procedimentos e realiza as operações. Vamos ver quais instrumentos os cirurgiões utilizam. Qual é a sua finalidade e características?
Principais tipos de instrumentos do cirurgião dentista
Os cirurgiões utilizam vários instrumentos durante as operações. Com alguns, fixam e cortam tecidos. Com outros, removem dentes. Principais instrumentos do cirurgião dentista:
- Scalers e curetas para remover placa bacteriana e cálculos dentários.
- Tesouras cirúrgicas e pinças para trabalhar com tecidos e suturas.
- Extratores para remover dentes ou seus resíduos.
- Seringas e agulhas para administrar anestesia e outros medicamentos.
- Retractores para afastar os tecidos moles.
Esses instrumentos são especialmente concebidos para operações dentárias. São feitos de aço inoxidável. Os instrumentos do dentista não se deterioram com a desinfecção repetida.
Instrumentos do dentista-cirurgião para fixação e limpeza
Os retractores são instrumentos necessários para afastar e segurar os tecidos moles durante os procedimentos dentários, de modo a permitir o acesso aos dentes e maxilares. Fixam os lábios, bochechas e língua numa posição que permita ao cirurgião o máximo acesso à cavidade oral. Os retractores são necessários para o conforto do paciente e a conveniência do médico.
Os raspadores e curetas são destinados à remoção de placa bacteriana e tártaro. O cirurgião dentista também pode usar acessórios para a broca, que removem rapidamente os depósitos dos dentes. Os raspadores são instrumentos com pontas afiadas ou curvas, com os quais o médico raspa a placa bacteriana da superfície dos dentes. As curetas são fabricadas em forma de colher curva com ponta afiada. Elas são usadas para remover o tártaro ao longo da raiz do dente e limpar as bolsas dentárias.
Instrumentos do cirurgião dentista para operações
Antes de iniciar as cirurgias, o especialista tira uma radiografia do dente e dos tecidos circundantes num aparelho de raios-X. A imagem ajuda o cirurgião dentista a avaliar o estado dos dentes, raízes, tecido ósseo e estruturas ao redor dos dentes, como canais dentários e gengivas. As radiografias são tiradas pelo médico ou assistente.
Instrumentos para a operação realizada pelo cirurgião dentista:
- Tesouras para cortar tecidos.
- Pinças com pontas suavemente curvadas para agarrar e segurar tecidos moles.
- Extratores dentários - são instrumentos utilizados para remover dentes ou seus restos da gengiva e do osso maxilar. Têm uma forma e um design especiais para agarrar os dentes e empurrá-los cuidadosamente para fora da gengiva e do processo alveolar da mandíbula.
- Os osteótomos são necessários para separar e formar o tecido ósseo.
- Os osteossetromas são destinados à remoção de áreas necróticas ou danificadas do osso.
- As brocas e fresas para brocas são necessárias para a remoção de tecidos ósseos e cáries. Com elas, o médico cria acesso aos canais do dente.
- Espátulas e elevadores ósseos para levantar e remover fragmentos ósseos ou descolamentos. Eles ajudam os cirurgiões a criar o espaço necessário no tecido ósseo para a instalação do implante.
O conjunto real de instrumentos pode variar dependendo da especialização do dentista e do tipo de procedimentos realizados. Instrumentos de qualidade são afiados, confiáveis e seguros. Eles ajudam a realizar operações com precisão e eficácia, reduzindo o risco de complicações e tornando os procedimentos mais confortáveis para os pacientes.