Porque é necessário o Bitcoin e o que pode fazer com ele
- 30.12.2022
Em Setembro de 2021, o bitcoin recebeu o estatuto de moeda oficial em El Salvador. O país foi o primeiro onde a moeda criptográfica pode ser utilizada para pagar bens e até mesmo para pagar impostos. A bitcoin é realmente assim tão conveniente e rentável de usar? Vejamos as características da moeda criptográfica mais popular e como pode ser utilizada.
Porque é necessário o Bitcoin
O objectivo dos criadores era criar uma moeda virtual, que não dependesse da inflação, das limitações dos Estados e de proporcionar o anonimato dos participantes das transacções. Para fazer uma transacção com a moeda criptográfica, só precisa da Internet. O bitcoin pode até ser enviado para uma Coreia do Norte isolada, e ainda mais para qualquer outro país
Características do Bitcoin:
- Comissão muito baixa, sem taxa fixa. Depende da rapidez com que o pedido de transferência ou outra transacção será processado. O próprio utilizador atribui a tarifa.
- Não é necessária a autenticação dos detalhes do passaporte. Embora o histórico da transacção seja público, qualquer utilizador pode ver a conta e o endereço da carteira no sistema, mas ninguém saberá quem é o seu proprietário.
- É mais conveniente e rentável para os pagamentos electrónicos do que o fiat money. Enquanto a transferência de grandes quantidades de euros para outro país pode levar semanas através dos bancos, a moeda criptográfica demora geralmente minutos.
- Segurança. É demasiado difícil entrar no sistema para que alguém se possa envolver. É impossível adulterar uma transacção. Os registos são armazenados em centenas de milhares de computadores, pelo que não se podem perder.
Para lucrar com o bitcoin, é preciso estar atento ao seu valor. Pode mudar várias vezes durante o dia. Houve um tempo em que o tweet de Ilon Musk mudou instantaneamente o valor da moeda criptográfica.
O que fazer com o bitcoin
A moeda criptográfica é comprada em dinheiro ou recebida como pagamento por serviços. É, antes de mais, um veículo de investimento. A bitcoin é mantida numa conta de carteira electrónica ou em trocas de moedas criptográficas, à espera que o seu preço suba e seja vendida ou trocada por dinheiro. Algumas empresas aceitam bitcoins como pagamento de bens ou serviços.
Como trocar bitcoins
Para trocar bitcoins por hryvnias ou outras moedas, é necessário uma carteira electrónica e um cartão bancário (Visa ou MasterCard). As carteiras de moeda criptográfica vêm sob a forma de uma aplicação, um serviço online, ou um programa de computador. Grandes bens e poupanças são muitas vezes mantidos numa pen drive de polegar. Para trocar e pagar por compras com bitcoins, é mais conveniente utilizar uma aplicação móvel ou um serviço online como carteira.
A forma mais fácil de trocar bitcoins é utilizar permutadores. Trabalham com base nas cotações de câmbio do banco central e das bolsas de valores. Os permutadores têm as suas próprias vantagens:
- O preenchimento de uma aplicação é rápido, em média alguns minutos.
- Os serviços fiáveis funcionam a qualquer hora do dia, têm reservas monetárias suficientes.
- Registo e procedimento simples. Não é necessária a verificação de documentos.
- Pequena comissão, 1-2% em média.
Para trocar, um cliente preenche um pedido onde escolhe um par de moedas, por exemplo bitcoin-dollar ou bitcoin-euro e especifica a quantia. Uma vez confirmado o pedido, este recebe o estatuto de «Cumprido». A velocidade do processo depende da carga de trabalho do serviço, pode demorar vários minutos. Os fundos chegarão no cartão depois de o banco ter processado a transferência. Isto acontece frequentemente em minutos, até meia hora.
A bitcoin é rentável como meio de rendimento passivo a partir da diferença de preço entre o montante comprado e vendido. Em alguns países, certas empresas aceitam pagamentos de bitcoin: cafés, lojas, táxis, etc. As moedas bitcoins podem ser rápida e facilmente convertidas em dólares ou outras moedas através de permutadores.