Energia alternativa para casas particulares: tipos e características das tecnologias modernas
- 19.03.2023
A energia alternativa é especial na medida em que os recursos são obtidos a partir de fontes renováveis: água, eólica ou energia solar. São utilizados equipamentos e sistemas especiais para este fim. Considere alguns dos tipos mais populares de energia alternativa.
Centrais de energia solar
Os módulos fotovoltaicos que contêm silício são colocados nos telhados das casas. Eles convertem a energia do sol em corrente eléctrica. Os painéis solares são escolhidos de acordo com a procura de energia. Sistemas potentes podem fornecer uma casa privada com electricidade, aquecimento e água quente.
Tipos de sistemas de energia solar para o lar:
- Os sistemas On-Grid estão ligados à rede eléctrica em casa. Se houver escassez de energia, esta é obtida a partir do fornecimento central. Se houver um excesso de energia solar, esta pode ser vendida a uma empresa de abastecimento. Existem dois contadores de electricidade, um para a entrada e outro para a saída.
- A central de energia solar autónoma é instalada independentemente da rede industrial. O sistema tem baterias nas quais a energia pode ser armazenada.
- As centrais eléctricas domésticas híbridas podem funcionar como sistemas On-Grid ou sistemas autónomos.
As centrais de energia solar doméstica produzem energia em todas as alturas do ano, em tempo nublado e durante a precipitação. No entanto, a quantidade de energia é maior nos dias de sol. É por isso que os sistemas com baterias são escolhidos. Armazenam electricidade e esta pode ser utilizada em dias nublados.
Geradores eólicos
As turbinas eólicas geram electricidade a partir do vento. As turbinas eólicas geram electricidade a partir da energia mecânica do rotor, que é depois convertida em energia eléctrica utilizando engenhocas especiais.
Uma vez que os ventos têm forças variáveis e há períodos de estagnação, as turbinas eólicas são mais potentes do que a potência mínima requerida. Se uma casa pequena requer uma potência de 2-3 kW, então o equipamento para 5-6 kW é instalado. É importante ter em conta que uma turbina eólica com estas capacidades tem uma etiqueta de preço elevado. Pode custar mais do que a compra de electricidade às empresas.
É desejável que o gerador eólico para a casa tenha as seguintes características:
- Baixo nível de ruído. Este é um factor importante se a turbina eólica estiver localizada perto de casas residenciais.
- Um sistema de travagem de qualidade que se activa em ventos fortes para proteger o equipamento contra quebras.
- Instalação no solo ou num edifício.
- Instalação sem a utilização de betão. Isto torna a instalação de turbinas eólicas menos dispendiosa e mais rápida.
- Funções adicionais: automatização, alarmes, etc.
Instalações solares para aquecimento de água
Tais sistemas são utilizados para aquecer água para fins domésticos. O reservatório de água é ligado ao painel solar. O sistema gera energia que é utilizada por dispositivos especiais para aquecer o líquido no tanque. A partir daí é bombeado para dentro de casa. O tanque é altamente isolado, e a água mantém a sua temperatura até 12 horas, com uma perda de apenas 1-2 graus.
Tipos de plantas solares para aquecimento de água:
- Os painéis solares sazonais só são utilizados durante a estação quente.
- Os colectores solares a vácuo são utilizados durante todo o ano. Podem resistir a baixas temperaturas.
- Os painéis solares planos são utilizados com maior frequência. São normalmente instalados em telhados. Funcionam durante todo o ano.
Uma casa isolada pode ser alimentada com toda ou parte da sua energia a partir de fontes alternativas. O tipo de produção de energia é escolhido de acordo com a disponibilidade de recursos naturais e as possibilidades financeiras.