Camião de reboque: que tipo, que tipo de plataformas, tudo pode ser rebocado?
- 18.05.2023
Um camião de reboque automóvel vem em socorro quando é necessário transportar um carro danificado e entregar uma carga de grandes dimensões. Existem vários tipos de veículos especiais. As principais diferenças residem na concepção da plataforma dos reboques e no tipo de mecanismo de elevação. Isto determina a capacidade do técnico para levantar carros e outras cargas em várias condições.
Tipos de veículos de recuperação de veículos
Tipos de camiões de reboque e características das plataformas:
- Demolidor com plataforma curva, rampas retrácteis e guincho. A plataforma curva facilita a recolha do veículo. A vantagem do potente guincho eléctrico é que pode elevar um veículo até 5 toneladas, independentemente da posição da barra de reboque.
- Um veículo de baixa altura livre pode ser facilmente levantado para um veículo de recuperação com uma plataforma deslizante. A plataforma desliza para fora e para baixo num ângulo predefinido. O guincho destes camiões de reboque é frequentemente hidráulico. A concepção da plataforma e do mecanismo de elevação permite retirar veículos danificados de fossos e valas.
- Um veículo de recuperação com uma grua pode levantar um veículo muito danificado, mesmo que esteja de cabeça para baixo. Um veículo com plataforma fixa é utilizado quando um veículo se encontra num local inacessível. A plataforma deslizante facilita o carregamento de qualquer tipo de veículo. Os veículos de grandes dimensões são levantados em camiões de reboque com pinças de rodas e uma viga de elevação. Este equipamento adicional assegura a segurança da carga.
- Os veículos de recuperação de carga parcial estão equipados com uma plataforma curva. São montados na frente ou na traseira da máquina. São manobráveis e são frequentemente utilizados em cidades com tráfego intenso na estrada. No entanto, se todos os pares de rodas estiverem danificados e não houver forma de os dirigir, é necessário um veículo de recuperação com carga total.
Qualquer veículo com qualquer distância ao solo pode ser elevado para uma plataforma plana. A plataforma bloqueia de forma segura e não se desloca durante o carregamento. Se a superfície for curva, é mais fácil carregar o veículo sobre ela. No entanto, a distância ao solo deve corresponder ao ângulo de curvatura.
Se o chassis do veículo estiver danificado, é preferível utilizar um veículo de recuperação com uma plataforma deslizante. Esta é baixada num ângulo ligeiro e o manipulador de grua puxa o veículo para dentro.
O que pode ser transportado com um veículo de recuperação?
Um reboque normal pode transportar um ou mais automóveis. Para veículos maiores, é necessário um veículo especial com uma plataforma mais longa e maior capacidade. Se o carro estiver muito danificado, pode levantá-lo com um veículo de recuperação com uma grua.
As cargas seguintes podem ser rebocadas com um reboque para automóveis:
- Contentores, tendas de lojas;
- tanques e outros contentores de grandes dimensões;
- tractores, máquinas de betão, mini-escavadoras;
- Materiais e estruturas de construção: tubos, anéis de betão para esgotos, placas, etc;
- Barcos, barcos.
Qualquer carga classificada como de grandes dimensões, se for permitida pelas regras de trânsito, pode ser transportada por um reboque automóvel. O peso da carga deve corresponder à capacidade de elevação do veículo de reboque e deve ser firmemente fixado à plataforma.