Candelabro para a sua casa: tipos e características, como escolher
- 20.11.2022
Um candelabro não é apenas adequado para luz difusa ou dirigida. É um elemento importante do design de uma sala. Uma sala com um candelabro tem um aspecto completamente diferente.
Um candelabro tem um desenho descomplicado. É constituída por uma base decorativa que esconde fios e é montada na junta com o tecto. Outros componentes incluem a estrutura, a tomada de lâmpada e o difusor ou guia de luz.
O candelabro pode ser equipado com controlo remoto para comutação remota, sensores de movimento e mecanismos rotativos. Isto aumenta o conforto de utilizar a luminária.
Tipos de candelabros
Os candelabros diferenciam-se pelo método de fixação:
- Suspenso ou viciado. Suspenso num gancho que se encontra no tecto (na sobreposição). As suas sombras pendem soltas em barras ou correntes. Os lustres de gancho são adequados para salas com tectos altos.
- Tecto ou montado à superfície. Estes são montados firmemente ao tecto sobre uma barra especial. As sombras podem muitas vezes girar. Os lustres montados à superfície são adequados para salas com tectos baixos.
No passado, os difusores de luz eram feitos de cristal, vidro, metal ou plástico. Hoje em dia, muitas variações foram acrescentadas aos materiais clássicos. A placa pode ser feita de papel, madeira, tecido, fio, couro, cobre, bronze, etc.
Características dos materiais das placas:
- Vidro - manter a sua forma, não queimar, estão disponíveis desenhos diferentes, seguros para a saúde. Menos - fragilidade, é importante ter cuidado na instalação e funcionamento.
- Couro, têxtil, madeira - aspecto invulgar. No entanto, é necessário instalar uma lâmpada especial que não aqueça demasiado para que o material do plafond não se deteriore.
- Plásticos - uma vasta gama de cores está disponível mas podem libertar substâncias inseguras para o ar. É preciso estudar cuidadosamente a composição da luz.
O material do candelabro deve ser seleccionado de acordo com o estilo geral da sala. O Ethno-plafond de madeira não se adequa à alta tecnologia e a lâmpada Edison com fio não caberá nos clássicos.
Tipos de design de plafond:
- Aberto - formar um feixe direccional brilhante. Adequado para salas de estar, áreas de trabalho, cozinhas.
- Fechado - a lâmpada está localizada no interior da placa. A luz é difundida através do material difusor. Bom para os quartos porque dão luz suave.
A forma das placas é redonda, quadrada, em forma de chifre, figura abstracta. Pode encontrar um modelo ao seu gosto e ao desenho da sala.
Como escolher um candelabro
Preste atenção a tais características:
- Tipo de montagem. Se os tectos forem altos, pode instalar um candelabro suspenso, se for baixo - aéreo.
- Diâmetro da lâmpada. Normal ou extravagante, resistente ao calor ou não. E precisa de seleccionar a lâmpada certa para as suas necessidades.
- Diferentes modos de iluminação e interruptores de regulação da intensidade da luz são opções úteis para poupar energia e obter a luz certa. Algumas pessoas instalam um pequeno candelabro ou um arandela extra no corredor em frente à casa de banho, e colocam-na com luz mínima durante a noite. Também é útil para escurecer as luzes no quarto à noite.
- Desenho e cores. Um candelabro pode harmonizar-se com os tons principais da sala ou ser um sotaque brilhante.
Escolhendo um candelabro, preste atenção ao que os elementos metálicos são feitos. Se as peças forem feitas de aço inoxidável, serão sempre atractivas. Os artigos em cobre e bronze necessitarão de limpeza periódica. Especialmente se o estilo não envolver um verniz de vindima no metal. Os materiais baratos não duram muito: o revestimento deteriora-se e o candelabro perde o seu atractivo.