Escolher um quadcopter: um guia para principiantes
- 23.03.2025
O quadrocóptero já não é um truque disponível apenas para pessoas ricas. Comprar um drone é agora possível para quase toda a gente. E o drone não é apenas um brinquedo e entretenimento, mas uma verdadeira ferramenta para as actividades profissionais dos videógrafos. É mesmo utilizado em trabalhos de salvamento, na agricultura, na caça de animais. Para desfrutar da utilização desta técnica, é importante escolher o quadrocóptero adequado às suas tarefas. Vejamos alguns conselhos para os principiantes sobre a escolha de um aparelho deste tipo.
Determinar o tamanho do quadrocóptero
Os drones são classificados por tamanho e peso:
- Os drones podem pesar apenas 50 g e ter pouco mais de 13 cm de diâmetro. São muito leves e não têm vento, pelo que são sobretudo utilizados em espaços interiores ou ao ar livre. Para treinar o controlo, é bastante adequado. Este modelo também é bom para entretenimento. Os drones pequenos são ágeis e manobráveis, sendo fácil fazer diferentes truques no ar.
- Os quadrocópteros de tamanho médio já lhe darão a sensação de controlar um verdadeiro drone. O seu diâmetro é de cerca de 32 cm e pesam até 500 g. Estes modelos estão equipados com uma boa câmara para filmar.
- Os drones grandes, que pesam cerca de um quilograma, são utilizados para filmagens profissionais, para observação e para pulverização de fertilizantes nos campos. Estes modelos estão frequentemente equipados com um termovisor, um sensor de movimento e um dispositivo de visão nocturna.
Se o drone for necessário para criar vídeos e fotografias a partir de uma altura, os modelos de tamanho médio são adequados. São utilizados mais frequentemente para estas tarefas.
Qualidade do voo dos quadrocopters
Preste atenção a esses parâmetros:
- Velocidade.
- Autonomia de voo.
- Manobrabilidade.
- Duração da bateria.
Drones, de potência média, para amadores. Percorrem uma distância de até 200 metros. Os modelos de baixa potência estão no ar durante cerca de 7 minutos e os que consomem mais energia - meia hora ou mais.
Os quadrocópteros interagem com o controlo remoto de duas formas: através de wi-fi ou de frequências de rádio. Em algumas zonas, especialmente na natureza, há interferências e uma ligação fraca. Por isso, a frequência do sinal é tida em conta. Na maioria das vezes, os drones são controlados na frequência de 2,4 ou 5,8 GHz.
Escolher um quadrocóptero pela qualidade da câmara
É conveniente e fiável quando a câmara está integrada no drone e não fixada separadamente. Tal como na escolha de uma câmara clássica, é necessário ter em conta vários parâmetros. É desejável que a resolução seja HD 720 e superior. Muitos modelos têm sincronização com um smartphone para enviar imediatamente fotografias, vídeos e transmitir a imagem no ecrã.
Determinar o tipo de motor do quadrocóptero
Existem dois tipos de motores instalados nos drones:
- Os motores de coletor são mais baratos e têm pouca potência. O dispositivo pode sobreaquecer durante um funcionamento prolongado. No entanto, para os principiantes, as suas capacidades são suficientes.
- Os motores sem coletor são mais caros e funcionam durante mais tempo. São instalados num modelo profissional. Para um principiante, não é necessário adquirir tal técnica.
Acessórios para quadrocópteros
Os amadores utilizam mais frequentemente um estabilizador nos drones. Quando o aparelho se move, o corpo oscila e treme. Para obter uma filmagem de alta qualidade, é necessário estabilizar a posição do aparelho. O estabilizador reduz as perturbações. No entanto, acrescenta peso à técnica. A proteção da lâmina é outro acessório importante para os principiantes no controlo de drones. Trata-se de uma estrutura especial que protege as hélices durante a aterragem.
Os drones podem ser comprados por partes ou já montados. Para um principiante, é melhor escolher um modelo pronto a utilizar. Resta estudar as instruções, colocar a bateria que vem com o kit e tentar controlar o drone.