Tijolo de clínquer: o que é, tipos, aplicação
- 17.08.2023
O tijolo de clínquer é considerado um material de construção incomparável. É ambientalmente seguro e adequado tanto para a decoração exterior como interior de casas e outras estruturas. Devido às propriedades especiais dos tijolos de clínquer, estes são utilizados em várias áreas de construção onde é necessária a resistência dos materiais.
O que é um tijolo de clínquer
Os tijolos de clínquer contêm apenas argila refractária e areia. Não contêm aditivos tóxicos nem corantes artificiais. Os tijolos são cozidos a uma temperatura de 1200-1300 graus centígrados. Durante o processo, são adicionadas diferentes quantidades de oxigénio, criando assim tonalidades que vão do vermelho e laranja ao preto. Os tijolos de clínquer são tão duráveis que podem durar até 100 anos. Respeito pelo ambiente, durabilidade - estas não são todas as vantagens deste material. Características úteis dos tijolos de clínquer:
- O material pode suportar uma pressão de 400 kg por centímetro quadrado.
- A absorção de água é baixa, até 5%.
- Elevada resistência ao gelo e às altas temperaturas.
- Bom isolamento acústico.
- Seguro para a saúde e para o ambiente.
Ao contrário de outros tipos de tijolos, os tijolos de clínquer não estão cobertos de depósitos brancos de sais e sulfatos, que estragam o aspeto do edifício. Durante a cozedura, estas substâncias não permanecem no material.
Existem três desvantagens dos tijolos de clínquer. A condutividade térmica elevada leva ao arrefecimento das paredes e das fundações. Para minimizar este processo, os trabalhos exteriores utilizam tijolos ocos e isolam a estrutura.
O custo elevado e a necessidade de utilizar uma argamassa especial são outras desvantagens dos tijolos de clínquer. No entanto, no que diz respeito às propriedades operacionais, este material é considerado ideal. O custo elevado é compensado pela durabilidade dos tijolos de clínquer. É possível encontrar especialistas na colocação deste material ou aprender a fazê-lo.
Tipos de tijolos de clínquer
Dependendo do objetivo, são fabricados estes tipos de tijolos de clínquer:
- O tijolo de clínquer para construção é utilizado para a construção de estruturas de suporte de edifícios. Tem uma resistência acrescida.
- O material de revestimento é utilizado para o acabamento de fachadas e instalações. Não se queima ao sol, não racha com o gelo.
- Pedras de pavimentação ou tijolos para pavimentar estradas. Na parte da frente pode obter diferentes texturas e cores, o que aumenta o carácter decorativo do material.
- Tijolos de clínquer encorpados para paredes de alvenaria nas oficinas de fábricas em indústrias com fumos tóxicos.
- Os tijolos resistentes a ácidos são utilizados quando o ambiente tem um elevado teor de ácido.
Aplicação de tijolos de clínquer
Em que áreas da construção se utiliza o tijolo de clínquer:
- Construção e acabamento de edifícios.
- Fabrico de pedras de pavimentação, lajes de pavimentação.
- Acabamento de instalações fabris onde são utilizadas substâncias químicas agressivas.
- Construção de estruturas hidráulicas.
- Projeto paisagístico.
O tijolo de clínquer não é apenas um material durável. Edifícios e caminhos com esse revestimento parecem nobres e naturais. Esta é uma excelente solução de design. Uma vasta paleta de cores torna possível a utilização de tijolos de clínquer em vários estilos de design de edifícios e territórios adjacentes.