Lentes de contacto: tipos, o que precisa de saber e qual é a melhor escolha
- 18.03.2023
As lentes de contacto corrigem a visão do utente, sem serem notadas por outros. Os modelos modernos de lentes de contacto são concebidos de modo a que os olhos se habituem rapidamente a elas. As lentes de contacto diferem sobretudo em potência óptica e tipo de material. Isto afecta a duração da utilização dos produtos.
Tipos de lentes de contacto
As lentes de contacto são utilizadas para corrigir várias condições oculares, dependendo das suas características:
- As lentes oculares esféricas e asféricas são prescritas para a clarividência e a miopia;
- as lentes tóricas são usadas para corrigir o astigmatismo, e são também usadas para corrigir a miopia e a hipermetropia;
- são prescritas lentes multifocais para corrigir a miopia e a hipermetropia; as lentes multifocais são prescritas para corrigir a clarividência nos idosos.
As lentes de contacto variam em termos de material. As lentes macias são as mais populares. São elásticas e mais finas. Habituamo-nos às lentes macias mais rapidamente, uma vez que não se sentem tão bem. São usadas por mais tempo durante o dia.
As lentes duras são usadas para a ceratite, queratocono e outras patologias específicas. Não são maleáveis e não deixam entrar oxigénio suficiente, pelo que só são usadas durante um período de tempo limitado.
De que são feitas as lentes de contacto macias:
- O hidrogel é um material hipoalergénico com um elevado teor de humidade. É adequado para pessoas com olhos sensíveis.
- O hidrogel de silicone é um material altamente permeável. Permite a passagem de oxigénio, para que possam ser usadas durante mais tempo. Contudo, o hidrogel de silicone pode causar alergias em algumas pessoas.
As lentes de contacto são de vários tipos, dependendo da sua duração de utilização:
- As lentes de dia são usadas apenas durante o dia. À noite, devem ser removidas.
- As lentes de contacto com uso flexível podem ser deixadas durante a noite, mas não por mais de duas noites.
- As lentes de contacto de uso prolongado podem ser guardadas por um máximo de seis dias. Depois de usadas, no entanto, devem ser substituídas por novos produtos.
- As lentes de uso contínuo podem ser deixadas ligadas durante cerca de um mês, 24 horas por dia.
Os médicos não recomendam o uso frequente de lentes de contacto. Elas restringem o fluxo de oxigénio. A presença prolongada de um objecto estranho na zona do olho pode levar a uma deficiência visual adicional.
Em termos de tempo de uso, as lentes de contacto podem ser lentes de um dia - um novo par deve ser usado todos os dias. As lentes bissemanais são substituídas após a data de expiração da utilização. Algumas lentes podem ser usadas durante um ou dois meses.
Como escolher lentes de contacto
Só o seu médico pode escolher correctamente as lentes de contacto. Ele realiza um exame com aparelhos especiais, define o tipo de patologia da visão. O médico avalia a curvatura da córnea, a pressão intra-ocular, a função dos músculos dos olhos e a visão lateral. Após o exame, o especialista escolherá o modelo correcto de lentes de contacto e passará uma receita médica.
É importante ter em mente que o poder óptico da lente difere do dos óculos. Por conseguinte, não se deve orientar pelo valor dioptria dos óculos. O seu médico ajudá-lo-á a encontrar a regulação de potência apropriada para as suas lentes. Poderá precisar de usar lentes com dioptrias diferentes a fim de escolher a lente que lhe dá uma visão mais clara.
Os médicos recomendam o uso de lentes de contacto por períodos de tempo mais curtos. Optimal é uma lente de contacto de duas semanas. As lentes de contacto descartáveis são adequadas para utilização quando se viaja e quando a higiene não é possível.
As lentes clássicas para correcção da visão são claras. Há modelos que mudam a tonalidade do olho. São mais caras. As lentes coloridas são escolhidas de modo a que a tonalidade se adeqúe a si individualmente.
Não se recomenda a compra das lentes sem receita médica. Se usar as lentes correctas, pode agravar o estado dos seus olhos. Deve também seguir as instruções que acompanham o aparelho de visão.