Implante dentário: o que é, como se efectua, vantagens e desvantagens
- 06.03.2025
Durante a implantação, os dentes em falta são restaurados de forma a ficarem o mais próximo possível dos dentes naturais. É colocado um pilar de titânio no tecido do maxilar. Uma coroa é fixada no seu topo. Como é efectuada a implantação dentária? Quais são as vantagens e desvantagens deste procedimento?
Como é efectuada a implantação dentária
Em primeiro lugar, o cliente tem uma consulta preliminar com o dentista e uma preparação:
- O dentista efectua um exame visual, verifica o estado de saúde do doente, a presença de doenças crónicas.
- O especialista dá um encaminhamento para uma tomografia computorizada para ver em que estado se encontra o tecido ósseo na zona do maxilar. Ele prescreve as análises necessárias.
- O dentista aconselha quais os implantes mais adequados para o doente.
A preparação para a implantação inclui as seguintes etapas:
- Tratamento de cáries, remoção de tártaro.
- Substituição de coroas antigas.
- A desinfeção da cavidade oral dura vários dias.
- Modelação 3D dos implantes num programa informático.
Se a TAC revelar uma falta de tecido ósseo, será necessário efetuar um enxerto ósseo. O tecido é formado num período de 4 a 5 meses. No entanto, existem técnicas de implantes dentários que não requerem a restauração do volume ósseo. Um dentista pode aconselhá-lo sobre as técnicas disponíveis.
Colocação do implante:
- O dentista disseca o tecido gengival para que haja acesso ao osso. Forma um espaço no maxilar para o pilar de titânio.
- O especialista fixa a raiz artificial com uma ferramenta eléctrica e aparafusa.
- O dentista instala um parafuso de cobertura e cose a gengiva. O implante enraíza-se durante 3 a 6 meses. Em seguida, o dentista substitui o parafuso de cobertura com o contorno da gengiva para obter implantes dentários naturais.
- Após cerca de 2 semanas, o dentista substitui o elemento de contorno da gengiva por um pilar - o elemento de ligação entre o implante e a coroa.
De seguida, vem a fase protética, quando o dentista faz uma impressão e fabrica a coroa. Substitui o pilar provisório por um definitivo e fixa a coroa.
Vantagens e desvantagens dos implantes dentários
Prós dos implantes dentários:
- Até 12 dentes localizados no mesmo maxilar podem ser restaurados numa única operação.
- Se o osso do maxilar tiver atrofiado até à fase primária ou intermédia, é possível colocar implantes especiais.
- Ao contrário das próteses amovíveis, este tipo de construção não bloqueia as papilas gustativas e a pessoa sente toda a riqueza dos sabores dos alimentos.
- Os implantes de qualidade têm um aspeto natural.
- Os implantes são semelhantes aos dentes naturais e não causam desconforto.
- Após a implantação, o contorno da gengiva mantém-se natural.
- Com os implantes, é possível comer alimentos duros sem receio de que o dente se parta.
- Durante a implantação, os dentes vizinhos não são danificados e não têm de ser desbastados, como acontece com as próteses.
- Em média, uma coroa de implante dura até 10 anos ou mais.
Desvantagens dos implantes dentários:
- A cirurgia para colocação de implantes comporta certos riscos. Pode ser necessário construir tecido ósseo e utilizar antibióticos para aliviar a inflamação.
- É importante escolher cuidadosamente os pilares dos implantes para que sejam feitos de metal de qualidade hipoalergénica. Algumas pessoas são alérgicas a determinados metais, pelo que é importante certificar-se de que não são alérgicas a eles antes da colocação dos implantes.
- Durante o período de recuperação, enquanto a raiz artificial se enraíza, haverá restrições a certos alimentos e outras recomendações do médico que devem ser seguidas.
- Os implantes são mais caros do que outros métodos de prótese.
É importante ter em conta que podem existir contra-indicações para os implantes dentários. É necessário submeter-se previamente a um exame recomendado pelo dentista.