Molduras de design feitas de gesso: caraterísticas, vantagens e desvantagens, ideias interessantes
- 09.03.2025
As molduras de design são um tipo antigo de acabamento artístico das instalações. Dá luxo ao design. São colocadas na parede sob a forma de pinturas tridimensionais ou pequenos elementos, fixadas no teto à volta do perímetro e à volta do candelabro. As molduras de design não são apenas um ornamento decorativo, mas também uma oportunidade para esconder defeitos e irregularidades nas superfícies. Quais são as caraterísticas das molduras de design e quais são as suas vantagens e desvantagens?
Caraterísticas das molduras de design
Para o fabrico de molduras de design utiliza-se um material natural - o gesso. Não é tóxico, é seguro para pessoas e animais, não emite um odor desagradável. Os elementos das molduras de design são criados em moldes especiais. Obtém-se uma imagem com linhas claras, padrões harmoniosos e pormenores finos.
Os pormenores de gesso são montados em paredes, colunas ou arcos com cola especial, parafusos auto-roscantes ou pregos. As molduras de design podem ser pintadas com qualquer cor, criar imitações de metal, madeira ou marfim.
Vantagens e desvantagens das molduras de design
Vantagens das molduras de design:
- Pode criar imagens tridimensionais sobre qualquer tema: flores, pessoas, animais, padrões bonitos, estilo moderno, abstração, natureza, arquitetura.
- Não são visíveis costuras ao juntar elementos.
- As molduras danificadas podem ser restauradas.
- Criar formas e imagens únicas.
Desvantagens das molduras de design:
- As molduras de design feitas de gesso absorvem e libertam humidade. Por conseguinte, deterioram-se e são destruídas pela humidade. Se houver risco de humidade, a imagem é coberta com impregnações especiais que repelem a água.
- Alguns elementos podem ser pesados, pelo que será necessária uma fixação fiável.
Ideias interessantes para a utilização de molduras de design
As molduras de design são utilizadas em determinados estilos de interiores, tais como:
- Barroco e Império.
- Rococó e clássico.
- Art déco, moderno, loft.
Dependendo do design da divisão, o tipo de molduras de design é diferente. Os estilos clássico e Art Nouveau implicam formas rígidas e linhas claras. Os estilos românticos como o barroco são padrões, imagens de flores, figuras de pessoas.
Algumas ideias sobre como utilizar as molduras de design na decoração de uma divisão:
- Pode instalar faixas com molduras de design para cobrir as juntas nas paredes ou no teto.
- Atrás do rodapé do teto feito de molduras de design, pode instalar um sistema de iluminação LED oculto. Os elementos de gesso com iluminação de fundo têm um aspeto original e inteligente.
- As molduras de design são utilizadas para decorar nichos nas paredes. As platibandas, grinaldas ou medalhões decorativos são adequados para decorar espelhos e quadros.
- As molduras de design são utilizadas para decorar a superfície à volta de janelas e arcos.
Se a divisão for pequena, utilize pequenos elementos de molduras de design e coloque-os em fragmentos - à volta de quadros, espelhos ou instale várias molduras. Numa sala espaçosa, com mais de 10-12 m², as molduras de design podem ser colocadas em grandes superfícies, decorar parte da parede ou do teto, instalar colunas.
As molduras de design podem servir de destaque numa divisão, atraindo a atenção e combinando com outros artigos. Também são utilizadas como elementos de fundo no interior. O principal é que as molduras de design têm um aspeto harmonioso. Uma abundância de padrões e formas volumétricas pode sobrecarregar o espaço, a sala parece então sobrelotada de pormenores.