É interessante

Alimentos para cães: tipos e classes, como escolher

30.01.2025

Hoje em dia, nas prateleiras das lojas de animais, pode encontrar um grande número de uma grande variedade de alimentos para cães. Existem produtos para animais saudáveis de diferentes idades, formulações terapêuticas indicadas para problemas de digestão, renais, misturas secas e húmidas, guloseimas para cães e muitas outras opções. Pode ser difícil para um principiante escolher algo adequado para o seu animal de estimação. Vamos falar sobre as caraterísticas dos diferentes tipos de alimentos para cães.

Classes de alimentos para cães

Todos os alimentos para cães estão divididos em várias classes principais:

  • Super Premium - alimentos de alta qualidade para cães. O alimento para cães Super Premium é feito de carne de primeira qualidade: vaca, borrego, aves de capoeira. Na composição há cereais: linho, cevada, aveia. O grau de assimilação desta composição é superior a 80%, o valor energético é geralmente de 450 kcal por 100 g e superior. Este facto reduz significativamente a quantidade de alimentos consumidos pelo animal. Estas misturas são enriquecidas com vitaminas, não contêm conservantes, aditivos aromatizantes, estabilizadores, aromatizantes. Separadamente, vale também a pena mencionar uma subclasse de alimentos de classe superpremium - holística.
  • Holistic é o melhor alimento atualmente disponível no mercado. A composição dos alimentos holísticos para cães inclui apenas carne e peixe naturais, até 90%, e aditivos vegetais naturais. Estas misturas são completamente isentas de OGM, intensificadores de sabor e cheiro, corantes, estabilizadores. Os alimentos holísticos são 100% digeríveis.
  • A composição das misturas premium inclui carne, peixe, aves de capoeira, miudezas de boa qualidade, arroz, legumes e proteínas vegetais. É permitida a utilização de aditivos corantes e aromatizantes. Estes alimentos são digeridos pelo trato digestivo do animal em 75%. O valor energético destes produtos é igual ou superior a 350 kcal/100 g.
  • Económicos. A classe de alimentos para cães mais barata e, consequentemente, de baixa qualidade. É normalmente produzida a partir de ingredientes de segunda categoria, de resíduos provenientes de matadouros e de cereais de baixa qualidade. Em vez de carne natural para a produção destas misturas, utilizam-se farinhas de carne e ossos, gorduras animais de vários tipos, soja, milho e outros componentes mais baratos. Nos alimentos para animais de classe económica podem existir aromatizantes, intensificadores de sabor, aditivos artificiais, conservantes, corantes e estabilizadores. A taxa de consumo diário destas misturas é elevada, porque o seu valor energético não excede a marca das 350 kcal/100 g.

Estas classes de alimentos podem ter um estado diferente: alimento seco para cães, mistura semi-seca e húmida. Entre as marcas, podemos recomendar Acana, Baskerville, BonaCibo, Brit Care, Brit Fresh, Brit Premium, Carnilove, Hill's, Home Food, Isegrim, Mera, Nutram, Nutrican, Orijen e outras. Mas a escolha é feita com base na classe do alimento.

Outras classificações de rações para cães

Para além da divisão em classes, há também uma divisão dos alimentos em tipos baseados na consistência:

  • Alimento seco. Está disponível sob a forma de granulados secos de diferentes fracções. É considerado um alimento concentrado equilibrado que contém complexo vitamínico, gorduras, hidratos de carbono e proteínas.
  • Mistura semi-seca. Contém normalmente propilenoglicol, que impede a secagem do alimento.
  • Alimentos húmidos (enlatados). Consiste em produtos cozinhados e água, que ocupa cerca de 70-80% da composição. Por conseguinte, a julgar apenas pelo peso, a dose diária de alimentos húmidos será maior do que a de alimentos secos.

Sobre alimentos terapêuticos para cães

Separadamente, vale a pena mencionar uma importante variedade de alimentos para cães - misturas dietéticas ou terapêuticas. A composição de tais produtos pode variar. Depende da doença para a qual o alimento se destina.

Os alimentos terapêuticos são especialmente desenvolvidos por veterinários, são submetidos a muitos testes e incluem apenas componentes de alta qualidade. Deve-se lembrar que as misturas dietéticas não curam doenças, não contêm componentes medicinais, apenas ajudam a reduzir a carga nos órgãos doentes, aliviando os sintomas.

Comprar alimentos terapêuticos só depois de consultar o veterinário responsável. A auto-medicação do animal de estimação é inadmissível! Se o alimento não for adequado, pode ser prejudicial para a saúde do seu cão.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net