Dependência de drogas: tipos, sintomas, consequências
- 28.12.2022
O vício em drogas de origem natural ou sintética ocorre rapidamente, por vezes a partir da primeira dose. Porquê? As drogas têm um efeito especial sobre o cérebro e a psique. Analisemos mais de perto os tipos de toxicodependência e a forma como afectam o indivíduo, bem como a forma de ajudar os toxicodependentes.
Vício do opiáceo
Os opiáceos derivados de plantas têm um efeito específico nas pessoas: heroína, codeína e morfina. Desenvolve-se uma forte dependência física após a primeira dose. A substância altera a consciência humana de tal forma que produz um forte estado eufórico e elimina o medo. Com o tempo, a saúde física, mental e emocional deteriora-se significativamente e é frequentemente fatal.
Vício de cocaína
A cocaína é considerada uma droga cara, mas a sua forma cristalina, o crack, é mais barata e, portanto, disponível para um maior número de pessoas. A cocaína é tão estimulante para a psique que uma pessoa deixa de dormir. É altamente debilitante para o corpo. Quando os efeitos da cocaína desaparecem, uma pessoa sente uma apatia severa, depressão e pensamentos suicidas obsessivos.
Vício em canábis
Fumar ou usar marijuana ou haxixe é quase tão comum como fumar ou abuso de álcool. Esta droga não causa muitos danos ao corpo humano, mas afecta a psique e é viciante. Muitas vezes, aqueles que usam marijuana mudam para drogas mais duras.
Abuso de substâncias
Isto é um vício de substâncias que são inaladas - os fumos tóxicos da gasolina, cola, tinta e solventes. Os venenos entram no corpo através dos pulmões, envenenando-o.
Viciado em medicamentos
São consumidas substâncias sintéticas: barbitúricos que deprimem e inibem o sistema nervoso, sedativos e analgésicos. A pessoa está completamente fora de controlo, e pode prejudicar fisicamente a si própria e aos outros. Uma overdose resulta frequentemente em morte.
Como se desenvolve e se manifesta a toxicodependência
As drogas têm tal impacto na vida e no corpo de uma pessoa:
- A excitação de tomar drogas envolve todo o cérebro. Uma vez esgotados os efeitos, há uma vontade incontrolável de procurar a droga a qualquer custo. É por isso que os toxicodependentes podem recorrer ao roubo ou mesmo ao assassínio para obterem uma nova dose. Não são dissuadidos pelo amor à sua família, pelo medo de perder o seu emprego e os seus bens.
- As drogas perturbam a função dos neurotransmissores que afectam as emoções, a força de vontade, os sentimentos e todo o tipo de actividade cerebral. Quando uma pessoa recebe uma dose, temporariamente os neurotransmissores funcionam melhor. Quando a droga é retirada do corpo, os danos para os neurotransmissores são ainda piores. É assim que as células cerebrais são destruídas com cada utilização.
- O viciado aumentou o número de alunos porque o sistema nervoso está constantemente num estado de excitação.
- O viciado perde o interesse na sua vida quotidiana, nos seus passatempos e nas pessoas que o rodeiam. O viciado torna-se secreto e irritável e evita comunicar com a sua família e amigos.
Com o passar do tempo, os efeitos dos fármacos enfraquecem, e uma dose maior ou substâncias mais fortes são necessárias para se sentir eufórico. A toxicodependência é muito difícil de se livrar. Quando o organismo é purificado de venenos e toxinas, ocorre a retirada da droga. A condição assemelha-se a uma constipação - febre, corrimento nasal, tosse, dores nos ossos, dores nos músculos. Pode levar anos de luta dolorosa para se livrar dos desejos mentais por drogas, que nem todos são capazes de vencer.