É interessante

Aquecimento do radiador eléctrico: O que é e como funciona

10.01.2023

O radiador eléctrico é um dispositivo de aquecimento compacto que é colocado em casas e escritórios para aquecimento temporário ou permanente. O radiador é fácil de controlar, proporciona um aquecimento rápido e não seca o ar.

Construção de radiadores eléctricos

O aquecedor eléctrico é um aparelho autónomo. Não requer qualquer tubagem ou bombagem adicional. Este aquecedor é silencioso porque não utiliza um ventilador. A sala é aquecida graças aos processos naturais de movimento do ar. A fonte de energia que gera calor em tais sistemas é a electricidade, que é alimentada a uma tomada de uma rede com uma tensão padrão de 220 V.

Um radiador eléctrico é composto pelos seguintes componentes:

  • Uma bateria feita de alumínio ou uma liga metálica;
  • Elementos de aquecimento - elementos de aquecimento feitos de aço inoxidável, incorporados ao longo das secções;
  • meio não congelante de glicerina que preenche as secções;
  • Radiador e sensores de temperatura ambiente;
  • sistema de controlo e ajuste;
  • cablagem eléctrica e cabo com ficha.

A bateria do radiador eléctrico está disposta da mesma forma que nos sistemas de aquecimento de água. Os modelos seccionais têm uma válvula especial no colector superior para ventilar o sistema e um elemento de aquecimento térmico no colector inferior. O invólucro é selado. Os modelos com classificação IP24 são resistentes à humidade. São adequados para utilização em casas de banho.

A maioria dos sistemas de aquecimento eléctricos estão equipados com um temporizador para ligar o aquecedor num dia e hora especificados. Alguns aquecedores podem ser programados para funcionar em alturas diferentes durante o dia, dia após dia. À noite, é definida uma temperatura mais baixa ou vice-versa. Tais ambientes mantêm uma atmosfera confortável 24 horas por dia e poupam dinheiro.

A saída de calor de um radiador eléctrico depende do número de secções e da potência de aquecimento do elemento de aquecimento. O tamanho do radiador é seleccionado de acordo com o tamanho da sala que pode aquecer. As instruções para cada modelo indicam as dimensões de sala recomendadas. Uma sala com uma altura média de 2,5 metros terá uma potência de 80 a 100 watts, com uma altura de mais de 3 metros - 120 a 150 watts.

Como funciona o radiador eléctrico

Este radiador funciona com o princípio da convecção. Os elementos de aquecimento aquecem o líquido nas secções. O líquido transfere o calor para o metal no invólucro. O ar em contacto com a superfície do radiador aquece e sobe. É deslocado pelo ar mais fresco que o segue naturalmente. O ciclo repete-se constantemente desde que o aparelho esteja ligado. O ar aquecido transmite o calor para os objectos na sala.

O conteúdo não circula no sistema, mas é aquecido por uma distribuição uniforme dos elementos de aquecimento sobre o radiador. Os sensores registam constantemente a temperatura da superfície das secções e a temperatura ambiente. Os elementos de aquecimento ligam-se automaticamente para aquecimento se a temperatura do ar baixar 0,5 graus abaixo do ponto de regulação ou se o metal do radiador arrefecer.

Quando o radiador está a aquecer, consome a 'potência nominal' indicada na folha de dados. Quando a temperatura definida é atingida, o equipamento é desligado. Isto permite poupar um consumo de energia de 30 a 50% da potência nominal.

O radiador eléctrico cumpre as normas de segurança contra incêndios e não requer qualquer manutenção especial. Não é necessária qualquer documentação ou licença de projecto para instalar o aquecedor. O aquecedor eléctrico é fácil de mover-se pela sala e para outras salas. O radiador pode ser seleccionado de acordo com o tamanho da sala para um aquecimento suficiente.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net