É interessante

eSim: o que é e como funciona, vantagens e desvantagens

18.01.2025

O eSim é um cartão SIM eletrónico para serviços de comunicações móveis. Tem cerca de metade do tamanho de um nano cartão SIM. É incorporado na placa-mãe do smartphone. Todos os dados do utilizador associados ao seu número são armazenados na nuvem. O operador móvel tem acesso a eles. A informação nele contida pode ser reescrita, as tarifas podem ser alteradas à distância.

Introdução do eSim

O primeiro dispositivo eletrónico que suporta eSim foi lançado em 2015. Esse chip foi instalado no smartwatch Samsung Gear S2. Atualmente, estão disponíveis vários gadgets de diferentes fabricantes que suportam esta tecnologia: Huawei, Google Pixel, Apple Samsung, etc. Os dispositivos electrónicos individuais têm suporte eSim da Motorolla, Lenovo, Microsoft. Estas marcas estão a incorporar o eSim em aparelhos do segmento premium.

Dificuldades de implementação do eSim:

  • A utilização maciça da tecnologia eSim conduzirá à redução total dos gabinetes de telemóveis. Não haverá necessidade de os utilizar. Poderão restar alguns centros de serviço nas cidades para tratar de questões que exijam a presença pessoal.
  • Além disso, para garantir a segurança, os Estados e os operadores móveis do país serão obrigados a celebrar contratos com os fabricantes de cartões SIM electrónicos. Teoricamente, o fabricante do eSim poderia ter acesso aos dados.
  • Os fabricantes podem revogar os certificados de segurança validados pelos centros no estrangeiro. Nesse caso, o eSim deixaria de funcionar.
  • Quem possuir chaves criptográficas poderá clonar o perfil, escutar o smartphone, roubar o cartão SIM. Embora difícil, é teoricamente possível.
  • Além disso, em alguns países não é fácil emitir o eSim, porque os cartões SIM estão ligados ao passaporte. Existe a possibilidade de utilizar dados biométricos para a identificação - amostra de voz e fotografia, mas tal não é do agrado de todos.

Vantagens e desvantagens do eSim

Vantagens do eSim:

  • Não tem de se deslocar à agência para mudar de operador. A mudança é feita em linha.
  • O eSim é cómodo para viajar. Quando viajam para outro país, os utilizadores de cartões SIM físicos normais têm de comprar um cartão ao operador local ou ativar o roaming. As aplicações para eSim permitem-lhe emitir rapidamente um cartão especial concebido para viajar.
  • Podem ser ligados ao eSim vários planos tarifários.
  • Um cartão SIM digital não pode ser partido ou perdido. Um cartão SIM físico pode ser roubado. Se tiver um número ligado a contas bancárias, existe o risco de pirataria informática.
  • Um cartão SIM eletrónico é difícil de falsificar.
  • Se um smartphone se perder, será fácil localizá-lo porque o operador móvel pode saber onde se encontra o dispositivo. Agora, um atacante não poderá simplesmente tirar o cartão SIM e deitá-lo fora.

Desvantagens do eSim:

  • Se precisar de transferir dados do eSim para outro smartphone, terá de atualizar todas as informações, criar um novo eSim e renovar o número.
  • O eSim não é suportado em todos os países.
  • A maior autoridade do operador e o acesso aos dados põem em causa a privacidade. Teoricamente, estes podem ser partilhados com terceiros. A localização do utilizador é facilmente localizável.

Nem todos os operadores móveis dos diferentes países oferecem o serviço eSim. E não têm pressa em desenvolver esta direção, porque não há muitos smartphones que suportem este tipo de comunicação. Trata-se de um círculo vicioso. Por este motivo, a introdução do eSim é lenta.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net