Primeiros socorros na estrada: uma visão geral das situações mais comuns e das situações para as quais os condutores devem estar preparados
- 30.03.2025
Podem ocorrer várias situações críticas na estrada, e é importante que os condutores estejam preparados para se ajudarem a si próprios ou aos outros. Vejamos o que pode acontecer e como atuar nesses casos. Como se preparar para as diferentes situações na estrada?
Acidentes
Se um carro colidir com outro carro ou com um obstáculo, comece por avaliar a situação e garantir a segurança. Para tal, deve sinalizar a ocorrência de uma emergência:
- Ligar o alarme de emergência.
- Usar um colete refletor.
- Exibir um sinal de paragem de emergência.
Em seguida, aproximar-se da pessoa ferida, chamar uma ambulância e prestar-lhe os primeiros socorros. Consoante o estado da pessoa, pode ser necessário estancar o sangue, efetuar respiração artificial e massagem cardíaca indireta. É importante não deslocar ou transportar a pessoa ferida, exceto se for absolutamente necessário. Ela pode ter ferimentos graves e isso pode piorar o seu estado.
O que fazer noutras situações críticas:
- Atropelamento e fuga de peões. Depois de atropelar um peão, deve parar imediatamente e chamar uma ambulância. Não pode deslocar a vítima, se não houver ameaça à sua vida. Se a pessoa não estiver a respirar, é necessário iniciar medidas de reanimação.
- Capotamento do veículo. Em caso de capotamento do automóvel, é importante sair do mesmo de forma rápida mas cuidadosa, verificar o estado dos passageiros e pedir ajuda. São prestados os primeiros socorros aos feridos, tendo o cuidado de não agravar eventuais lesões na coluna vertebral.
- Perda de consciência durante a condução. Se um condutor perder a consciência, deve tentar-se parar o carro e chamar uma ambulância. Consoante a causa, serão necessários primeiros socorros.
- O condutor pode adormecer ao volante, especialmente ao fim da tarde ou à noite. Os passageiros devem vigiá-lo e falar com ele para que não adormeça. O melhor a fazer em caso de sonolência é encostar o veículo num local autorizado e dormir durante cerca de 15 minutos.
Ferimentos ligeiros
Na estrada, podem ocorrer situações que não põem a vida em risco. No entanto, é importante agir corretamente para que não haja complicações:
- Queimaduras por exposição a anticongelante ou óleo quente. É necessário lavar a zona danificada com água o mais rapidamente possível. Isto é feito durante um longo período de tempo - 15-20 minutos. Em caso de queimaduras graves, estas são cobertas com um guardanapo esterilizado e procura-se ajuda médica.
- Queimaduras químicas provocadas pela fuga de ácido da bateria. É necessário lavar imediatamente a área afetada com água abundante, evitando que os contaminantes entrem na ferida, e procurar assistência médica imediata.
- Hemorragia. Em caso de hemorragia grave, é necessário aplicar uma ligadura de pressão e elevar o membro afetado acima do nível do coração. Se o sangue escorrer através da ligadura, aplicar outra por cima sem retirar a primeira.
- Contusões e ferimentos. Em caso de contusões, é aconselhável aplicar frio na zona lesionada para reduzir o inchaço e a dor. De seguida, é aconselhável consultar um médico o mais rapidamente possível para excluir lesões mais graves.
É importante que o condutor tenha sempre no carro um estojo de primeiros socorros, um extintor de incêndio e um sinal de paragem de emergência. É igualmente importante conhecer as noções básicas de primeiros socorros e desenvolver periodicamente as suas competências através da frequência de cursos adequados. Ao estar preparado para várias situações na estrada, o condutor pode salvar a vida e a saúde de si próprio e dos outros utentes da estrada.