Pilker para pesca: o que é, tipos, como e o que pescar com ele
- 26.06.2025
O pilker é uma isca artificial de metal para a pesca. Ele imita os movimentos e o brilho de um peixe pequeno, o que atrai os predadores. O pilker é destinado à pesca de peixes grandes. Vamos examinar os tipos dessa isca, a técnica de pesca e quais peixes mordem nela.
Tipos de pilkers
Os pilkers diferem em forma, peso e finalidade. Os pilkers clássicos são alongados e estreitos. Eles são adequados para a pesca de vários tipos de peixes predadores, tanto em água salgada como em água doce. Os pilkers clássicos são especialmente eficazes em profundidades de até 50 metros. São fáceis de controlar e movem-se bem em diferentes velocidades de condução.
Outros tipos de pilkers:
- Os pilkers pesados pesam 100 gramas ou mais. São utilizados para pescar em grandes profundidades, em condições de corrente forte ou quando se pesca de barco. Os pilkers pesados são ideais para a pesca marítima de peixes como bacalhau, solha e grandes predadores. Este tipo de isca desce rapidamente até ao fundo, é resistente a correntes fortes, mas requer equipamento mais resistente.
- Os pilkers leves não pesam mais do que 30-50 gramas. Eles são destinados à pesca em águas calmas, em pequenas profundidades ou em corpos de água doce. Eles são adequados para a pesca de perca, aspio e lúcio. São mais fáceis de controlar do que as iscas pesadas. Os pilkers leves são adequados para a pesca a partir da costa ou perto de plantas aquáticas.
- Os pilkers romboides, graças à sua forma, movem-se na água de maneira especial. Eles imitam o movimento de peixes feridos, atraindo predadores a longa distância. Essas iscas são adequadas para a pesca no mar e em lagos de água doce.
- Pilkers com elementos adicionais: pétalas, anzóis ou até mesmo LEDs. Eles são usados para atrair peixes mais cautelosos, são eficazes em águas turvas ou na pesca noturna.
Em grandes profundidades e com corrente forte, é melhor usar pilkers pesados. Em águas rasas e calmas, iscas leves são mais adequadas. Na pesca marítima, são preferíveis pilkers pesados e clássicos. Para a pesca em água doce, são adequados pilkers leves e romboides.
Que peixes se pescam com pilkers e como
É particularmente interessante pescar aspios em água doce com este isco. Esta pesca requer alguma habilidade. O peixe-rei prefere locais com correnteza rápida e variações de profundidade, caçando frequentemente perto de corredeiras, troncos e pedras. Para a sua captura, utilizam-se pilkers leves e médios, que imitam peixes pequenos.
Lançam o pilker no local onde se supõe que o aspio esteja e conduzem-no com mudanças de velocidade e direção, criando a ilusão de uma presa ferida. Movimentos bruscos e mudanças de profundidade atraem o aspio. Quando ele morde, fazem uma rápida fisgada e cuidadosamente puxam o peixe para não romper a linha.
Que outros peixes se pescam com o pilker:
- Para bacalhau, pregado e grandes predadores marinhos, os pilkers pesados são eficazes.
- Para perca e lúcio em águas doces, os pilkers leves são preferíveis.
- O bacalhau é muito popular entre os pescadores.
- O linguado é frequentemente capturado com pilkers pesados em águas profundas.
- Para a cavala e o cavala, são adequados pilkers leves e médios.
Os melhores locais para a pesca com pilker são aqueles com variações de profundidade, perto de recifes ou onde há correnteza. A isca é lançada e deixada afundar até ao fundo. Em seguida, o pilker é puxado para cima com movimentos bruscos. Quando o peixe morde, dá-se um puxão brusco para fisgar o peixe com segurança. Em seguida, o peixe é gradualmente puxado para a superfície, controlando a força para não partir a linha.
Ao pescar com pilker, é importante usar linhas e anzóis de qualidade para aumentar as chances de uma captura bem-sucedida. Mude de tática se o peixe não morder, tente diferentes velocidades de subida ou pilkers de outras formas e pesos. Verifique diferentes profundidades, pois o peixe pode estar em diferentes níveis da água.