Espuma de plástico: o que é, que tipo de material é, as suas utilizações
- 29.11.2022
O isopor é mais comummente utilizado como embalagem de electrodomésticos e isolamento de paredes. É leve e protege os artigos frágeis dos choques, reduz as vibrações. O material tem tais propriedades devido à sua composição e tecnologia de produção. A espuma é uma espuma plástica cheia de bolhas de gás que lhe dão uma estrutura celular. O gás constitui aproximadamente 98% do material.
Propriedades da espuma plástica
Este material tem tais características:
- O baixo coeficiente de condutividade térmica faz da espuma plástica um bom isolante contra o frio. É amplamente utilizado para o isolamento térmico de casas.
- A espuma pode absorver ligeiramente água, dependendo da sua densidade.
- Baixa permeabilidade ao vapor de água.
- Longa duração até 40 anos.
- O esferovite não é destruído por fungos, mas os fungos podem formar-se sobre ele.
- Não é amigo do ambiente se não for isolado do ar. Reage com oxigénio e oxida e liberta substâncias tóxicas.
Tipos de material espumante
Este material é diferenciado pelo tipo de produção e está dividido em 3 classes:
- Espuma não comprimida. Os grânulos cheios de isopentano são colados a uma temperatura elevada de 116 a 130 graus. Chama-se "beadboard" porque se podem ver as bolas em forma de grânulos.
- Espuma prensada. Após os grânulos serem misturados com um agente espumante a alta temperatura, a mistura é vertida em moldes e prensada sob pressão. O material é forte e não se desfaz como um produto não comprimido.
- Espuma extrudida. Ao lado do agente espumante, o retardador de chama é adicionado à massa. A mistura é prensada a uma temperatura elevada através de uma saída de moldagem na extrusora.
Cada classe de material é dividida em tipos de acordo com a densidade, resistência e outros critérios. A espuma não comprimida é utilizada para isolamento de fundações, paredes, telhados, utilidades subterrâneas, etc. A espuma de poliestireno prensado isola frigoríficos, garrafas térmicas, carroçarias de automóveis, vagões, é utilizada na construção naval.
Tipos de esferovite por composição:
- A espuma de poliestireno tem um elevado isolamento térmico. Não se deteriora com a humidade, é resistente à formação de bolor, à acção de substâncias químicas.
- Espuma de poliuretano. A espuma dura é utilizada para isolamento acústico em automóveis, a espuma macia é utilizada como material de enchimento em assentos, mobiliário. A espuma de poliuretano é utilizada para isolamento acústico em automóveis e mobiliário.
- A espuma de polietileno é um material translúcido que é colocado como isolamento para pavimentos e utilizado para embalar artigos frágeis.
- A espuma de PVC é um material rígido utilizado para isolar condutas. De bóias de salvação elásticas, flutuadores para a pesca, utilizados na construção naval.
A espuma pode ser danificada, especialmente se for um material não comprimido. Quando tais tábuas são cobertas com paredes do interior da sala, não rebocadas, e imediatamente sobre elas colam papel de parede, mesmo um canto aguçado do mobiliário pode fazer uma mossa na superfície. Quando isolado externamente, um acabamento em gesso cria um isolamento adicional.