Glucómetro: o que é, tipos, qual é o melhor para escolher
- 26.02.2025
O glucómetro é um aparelho para medir o nível de açúcar no sangue. As pessoas com diabetes mellitus utilizam-no diariamente. Este aparelho também é utilizado por desportistas. Este equipamento é fácil de utilizar. Medindo os parâmetros sanguíneos, uma pessoa realiza de forma independente em casa ou em qualquer lugar conveniente. Vamos considerar os tipos de glucómetros e aconselhar sobre a escolha.
Tipos de glucómetros
Para uso doméstico, compram-se glucómetros invasivos. Para efetuar uma análise ao sangue, é necessário picar o dedo e utilizar tiras-teste. Os glucómetros não invasivos são maiores e mais caros. São utilizados em centros médicos e laboratórios.
Tipos de glucómetros para uso doméstico:
- Um glucómetro fotométrico regista a alteração da cor do sangue numa tira-teste. Esta tem um reagente, que adquire uma determinada cor consoante a concentração de glucose. A memória do aparelho contém os dados da escala de mudança de cor da tira. O aparelho compara a cor da tira-teste com a base de dados e apresenta o resultado sob a forma de um número. Estes dispositivos são sensíveis a flutuações de temperatura, choques e quedas. Não se caracterizam por uma maior precisão.
- Os glucómetros electroquímicos determinam o teor de glicose no sangue através da intensidade da corrente eléctrica. Em resposta ao teor de glicose na tira-teste, ocorre uma reação com a libertação de corrente eléctrica, que é monitorizada pelo dispositivo. Os glucómetros electroquímicos são os mais comuns. São robustos e fiáveis. Este tipo de equipamento pode ser levado consigo.
- Os glucómetros com biossensor não são invasivos. Não é necessário picar o dedo. O teor de glicose é verificado através de um método ótico, térmico, de ultra-sons ou eletromagnético. No entanto, a precisão dos resultados deste tipo de estudo é baixa.
Como escolher um glucómetro
Preste atenção a estes critérios:
- A exatidão da medição deve ter um erro que não exceda 15-20% em comparação com os dados do laboratório. A funcionalidade do aparelho para medições simples pode ser básica ou avançada.
- Existem modelos com opções adicionais: transferência de dados para um smartphone, definição de limites individuais de leituras, diário de resultados e muito mais.
- Em termos de capacidade de memória, o padrão dos glucómetros não é inferior a 250 medições.
- Uma boa embalagem do aparelho é a que inclui uma lanceta para punções e tiras-teste.
- Se o utilizador tiver uma visão deficiente, escolha um modelo com um ecrã maior e fontes grandes. É bom que exista uma luz de fundo.
- As dimensões do glucómetro diferem do local onde vai ser utilizado. Se for necessário para uso doméstico, o tamanho pode ser aumentado. Para levar o aparelho consigo, é importante que seja compacto e leve.
- Os glucómetros diferem em termos do volume de sangue necessário para ser analisado. Se se tratar de um aparelho para uma criança, o aparelho deve ser concebido para 1 µl ou menos.
- A possibilidade de sincronizar o glucómetro com um computador ou smartphone é necessária se for preciso manter um diário e transmitir os dados ao médico assistente.
- É conveniente que o glucómetro tenha calibração automática, que separa os indicadores por plasma ou sangue capilar.
Escolhendo um glicosímetro, você pode estudar as informações nos sites oficiais dos fabricantes. As análises de modelos específicos de dispositivos na Internet ajudarão a determinar qual dispositivo é mais adequado e como ele funciona na prática.