Rastreador GPS para automóveis: o que é e como funciona
- 20.12.2022
Por vezes é necessário controlar a localização do transporte da empresa ou de um carro particular. O veículo da empresa ainda está em rota? Para que lado está a ser entregue a carga? Há questões relacionadas com a família: se um filho menor de idade partiu para uma festa com os seus amigos sem perguntar, se a sua esposa partiu realmente para uma reunião com os seus amigos num certo café. Para seguir os movimentos dos carros, estão a ser instalados localizadores GPS nos mesmos.
O que é um localizador GPS?
Este dispositivo localiza o carro via satélite, guarda os dados na memória e transmite-os a um servidor ou smartphone ou computador do proprietário através da rede móvel. O GPS tracker mini é mais frequentemente utilizado como dispositivo anti-roubo, e depois como ferramenta para rastrear os movimentos dos carros.
Para que o localizador GPS funcione, é necessária a cobertura de uma ou mais redes: GPS, GLONASS, Galileo europeu, BaiDou chinês. Também necessita de cobertura celular GSM para assegurar que os dados de localização são transmitidos ao proprietário. Se a ligação se perder, o localizador armazena as coordenadas e transmite-as quando a rede reaparece.
O dispositivo não só mostra ao proprietário a localização do veículo 24 horas por dia, como também pode suportar um serviço de alarme. Isto vem a calhar no caso do sinal estar encravado, o veículo está desenergizado, está escondido numa garagem subterrânea e perde-se da vista da rede móvel ou do GPS.
Como funciona um localizador GPS
Um localizador GPS é composto por estes componentes:
- Um receptor, que recebe sinais de satélites GPS e assim determina as coordenadas do objecto. O sistema GPS é gratuito e pode funcionar sem Internet.
- Um módulo GPRS para transmitir dados ao operador ou ao smartphone do proprietário. Os dados celulares são cobrados às taxas do operador.
- Antena - interna ou externa.
- Bateria - em modelos de seguidores autônomos. Estes dispositivos são mais fáceis de instalar e fazem-no de uma forma que os torna difíceis de detectar. Existem localizadores GPS que se ligam ao sistema eléctrico do carro. Existem modelos combinados com dois tipos de potência.
- Software especial que converte os sinais do localizador GPS num mapa de rotas e leitura de velocidade.
Mais versáteis e práticos são os rastreadores que suportam múltiplos sistemas. Por exemplo, tanto o GPS como o GLONASS. O software deve ser adaptado para diferentes sistemas operativos: Windows, iOS, Android.
Características importantes do localizador GPS:
- Sensibilidade de rastreio de interferências. Os modelos A-GPS permanecem altamente precisos mesmo quando a interferência é frequente e severa.
- Cartão de memória. Nem todos os localizadores GPS têm um. Armazena os dados do movimento do veículo. Uma pequena quantidade é suficiente para uso privado. São necessárias grandes quantidades de memória para as grandes empresas de transporte que rastreiam as entregas de cargas.
- O modo de temperatura. A maioria dos localizadores GPS pode suportar até -10 graus de geada, existem também dispositivos mais resistentes ao frio.
Os localizadores GPS com funções adicionais podem:
- Determinar leituras de temperatura no interior ou na carroçaria do carro.
- Monitorizar o consumo de combustível.
- Mostrar a indicação de activação das fechaduras do interior do carro.
- Notificar quando o carro deixa um território autorizado.
Os dispositivos com funcionalidades alargadas custam consideravelmente mais do que aqueles com capacidades básicas.
Os localizadores GPS são colocados em função do tipo de alimentação eléctrica do dispositivo. Se o dispositivo for carregado da rede, é colocado debaixo do tablier. Os localizadores GPS autónomos são instalados perto do porta-luvas, atrás do rádio ou noutro local.