Recuperador doméstico: o que é e porque é necessário
- 19.12.2022
Os recuperadores foram inventados para que o calor, que é removido através da ventilação, não fosse desperdiçado. São permutadores de calor que retiram o calor do ar que sai da sala e o transferem para o fluxo que regressa da rua. Os recuperadores domésticos podem reduzir os custos de aquecimento doméstico em 30 a 70%, dependendo da época do ano, da área do quarto e de outros factores.
Como funciona um recuperador
Tomemos como exemplo o recuperador de placas. É composto por vários deflectores de metal ou plástico. O ar quente passa pela placa do meio e aquece-o, enquanto os riachos da rua, passando por cima e por baixo, levam o calor e a sua temperatura aumenta.
Os recuperadores domésticos têm mais frequentemente placas de cobre ou cerâmica como permutadores de calor. O corpo é redondo, sob a forma de uma cassete. No interior existem condutas individuais através das quais o ar flui. Os cursos de água não se misturam. O dispositivo é montado numa parede.
Alguns modelos estão equipados com um filtro de celulose que absorve o excesso de humidade e liberta-a quando necessário, se for instalado um sensor de humidade. Os permutadores de calor podem congelar em temperaturas abaixo de zero, pelo que neles são instalados acumuladores de calor e válvulas de desvio.
Outro tipo de recuperador é o rotativo. Tem um permutador de calor permeável ao ar que é alternadamente refrigerado e aquecido. Os fluxos da sala e da rua passam pelo mesmo canal. Esta tecnologia aumenta a eficiência do recuperador e elimina a condensação. No entanto, parte do ar da sala é misturado com o ar fresco do exterior e devolvido à sala. Os modelos rotativos não congelam, pelo que são adequados para regiões com baixas temperaturas no Inverno.
Funções adicionais dos recuperadores:
- Sensor de humidade - monitoriza o nível de humidade no ar. Quando fica demasiado seco, a humidade evapora do filtro de papel e satura a corrente de ar que entra na sala.
- Sensor de CO2 - detecta o excesso de dióxido de carbono na sala, e o fornecimento de ar fresco do exterior é aumentado.
- Sensor de COV - reage à presença de compostos químicos voláteis: aldeídos, álcoois, etc.
- Um filtro de ar que prende os insectos e o pó.
- Interruptor On/off - concebido para ligar e desligar a unidade e ajustar as suas definições.
- Controlo Wi-fi - este é um controlo montado na parede ou remoto. O funcionamento sem fios do recuperador através de um smartphone é possível. Tal equipamento está disponível em modelos avançados dispendiosos.
Recuperador para casa serve uma área de 20-25 m2. Escolhendo um modelo, considerar a altura dos tectos, a disposição, o congestionamento do espaço com mobiliário, o número de pessoas que utilizam a sala.
Benefícios dos recuperadores domésticos
Este equipamento de poupança de energia tem vários efeitos positivos:
- Até 97% do calor do ar é transferido para o fluxo frio, aquecendo-o.
- Não há necessidade de ventilar porque o ar fornecido vem da rua.
- Baixo consumo de electricidade - o recuperador apenas consome alguns watts.
- Operação silenciosa.
- O ar é filtrado e purificado.
- O recuperador doméstico pode ser instalado numa sala de estar ou num espaço comercial, tal como uma loja ou um escritório.
- Regula a humidade na sala. Não é necessário comprar um desumidificador ou um humidificador.
Os recuperadores não são utilizados apenas no Inverno para se manterem quentes. No Verão, arrefece o ar exterior do ar mais fresco que sai da sala. Também filtra o ar e substitui a ventilação.