Como e que estampados são utilizados no vestuário: métodos e características
- 22.05.2023
A impressão moderna em tecido permite decorar roupas e outras coisas ou marcá-las com logótipos. A imagem fica nítida, rica e brilhante. A impressão não se degrada após muitas lavagens. As impressões no vestuário são aplicadas de várias formas. Considere as mais populares.
Serigrafia em tecido
A serigrafia é um método de impressão em tecido, no qual a imagem é aplicada numa grelha especial. É impressa com um estêncil para cada cor. Características da serigrafia:
- A imagem é aplicada em qualquer tipo de material: tecido natural ou sintético.
- A cor é adequada para tecidos de tons claros ou escuros.
- São possíveis impressões monocromáticas ou a cores.
- Podem ser criados vários efeitos especiais numa imagem.
As estampagens são resistentes a várias lavagens. As imagens são serigrafadas rapidamente. A maior parte do tempo é gasto na preparação para a impressão. Uma vez que são criados determinados estênceis de cor para preparar um esboço, a serigrafia é financeiramente conveniente se for necessário organizar uma grande circulação de vestuário.
Impressão por sublimação em tecido
Nesta tecnologia, os desenhos são transferidos para o tecido a partir de um papel especial, sob pressão e a alta temperatura. A impressão por sublimação de tinta é frequentemente utilizada em tecidos sintéticos. O poliéster é particularmente adequado para este fim.
Características da impressão por sublimação:
- Os desenhos de qualquer complexidade podem ser criados rapidamente.
- Qualidade da imagem, como numa fotografia, de alta resolução.
- As tonalidades das impressões são brilhantes, não se queimam ao sol.
Impressão por transferência térmica em tecido
Na impressão por transferência térmica, uma impressão é aplicada a um papel especial. Em seguida, a prensa a alta temperatura transfere-a para o tecido. É necessário tempo para criar a base para o aplique. No entanto, ao fazê-lo uma vez, a imagem pode ser aplicada a muitas coisas. As estampagens têm uma paleta de cores. A velocidade da impressão por transferência térmica é elevada. O equipamento pode ser uma máquina de fábrica de grandes dimensões ou um dispositivo compacto portátil, semelhante a um ferro de engomar.
Impressão digital directa em tecido
É criada uma imagem no computador. As impressoras têxteis aplicam uma impressão de qualquer complexidade ao tecido. Se for impressa num tecido branco ou de cor clara, o resultado é uma imagem viva e encorpada. Para imprimir sobre um fundo variegado ou de cor escura, este é pré-tratado com uma tinta especial. O material nesta área torna-se mais resistente.
Características da impressão digital directa em tecido:
- A imagem e o equipamento são preparados o mais rapidamente possível.
- O layout pode ser alterado durante o processo de impressão.
- A imagem é pormenorizada.
A impressão digital directa é dispendiosa. No entanto, é a forma mais conveniente de transferir rápida e eficazmente uma imagem para o tecido.
Impressão em tampografia em tecido
A tinta é aplicada a uma placa de impressão de metal ou polímero. A imagem é transferida do molde para o tecido com carimbos de borracha macia.
Este tipo de impressão não se destina a aplicar estampados no vestuário. É utilizado para criar logótipos em sacos, chapéus, aventais, capacetes de construção. A impressão pode ser facilmente aplicada sem distorção em superfícies duras, arredondadas ou curvas.