Como cuidar de janelas de plástico: o que pode fazer você mesmo e quando deve chamar um profissional
- 30.05.2023
As janelas de plástico são construções que requerem cuidados para as manter em boas condições. Há muitas coisas que pode fazer você mesmo, mas há algumas que vale a pena confiar a um faz-tudo. Vejamos algumas dicas de limpeza de janelas. Além disso, o que pode ser ajustado por si e o que deve ser deixado para os profissionais.
Manutenção «faça você mesmo» de janelas de plástico
A coisa mais fácil a fazer é limpar o pó da superfície dos caixilhos, janelas, vedantes de borracha e mecanismos. Isto é feito com um pano húmido. Se houver muita sujidade acumulada, limpe o caixilho com uma solução de sabão. Em seguida, retira-se e limpa-se com um pano húmido.
Não devem ser utilizados produtos com abrasivos e acetona. Podem danificar o plástico. Ao limpar, certifique-se de que os orifícios de drenagem não estão bloqueados. No Inverno, secar os elementos da janela após a limpeza com água.
O que pode fazer você mesmo para cuidar de uma janela de plástico:
- A borracha de vedação é lubrificada com massa de silicone ou outro produto de tratamento de borracha duas vezes por ano. Isto serve para garantir que não seca e que se mantém elástica. A junta é lavada e seca antes da aplicação do lubrificante.
- Os mecanismos metálicos das janelas de plástico são tratados com óleo de máquina ou massa lubrificante especial uma vez por ano. Assim, não rangem e mantêm um funcionamento suave.
- Se o puxador se soltar, é necessário afastar a barra por baixo e voltar a apertar o parafuso.
- Mudar o modo de funcionamento da folha de Verão para Inverno ou vice-versa. Na extremidade do caixilho existem excêntricos ou clipes com um orifício para uma chave de fendas Allen. Para mudar a janela para o modo de Inverno, os clipes no caixilho da janela são puxados ligeiramente para si e rodados no sentido dos ponteiros do relógio. Na Primavera, são rodados no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
A manutenção correcta das janelas pode evitar muitas falhas nas janelas:
- Para evitar que o caixilho descaia, não pendure objectos pesados nele, como uma colcha.
- Não coloque livros debaixo do caixilho. Estes podem chocar e deslocar-se quando se movem.
- Se o mecanismo estiver encravado ou rígido, não faça pressão e não vença qualquer resistência. O mecanismo pode partir-se. É importante ajustá-lo correctamente.
- A ventilação da divisão faz-se inclinando a janela e não abrindo bem o caixilho.
Quando chamar um mestre para reparar uma janela de plástico
Por vezes, ocorrem danos no mecanismo ou noutros elementos das janelas de plástico. A auto-reparação sem experiência, competências e ferramentas adequadas pode levar ao facto de a peça ter de ser completamente substituída. Vale a pena chamar um empreiteiro para reparar as falhas nas janelas de plástico:
- A pega está encravada, tem um curso rígido. Será necessário desmontar o mecanismo, lubrificar e verificar a operacionalidade dos pormenores.
- O caixilho está inclinado. Ajustar a posição da folha nos pontos de fixação ao caixilho.
- A janela não abre no modo de ventilação devido à quebra do mecanismo de fecho. O sistema tem de ser restaurado.
- Substituição da junta de vedação. O instalador seleccionará o diâmetro correcto da junta, removerá o material antigo e fixará a nova junta. Existem características especiais sobre como colocar correctamente o anel de vedação para garantir que a janela fica bem vedada.
- Quebra de puxadores. O especialista determinará se é necessário substituir peças específicas ou se é necessário substituir todo o mecanismo. Seleccionará as peças adequadas e instalá-las-á correctamente.
Se o mecanismo estiver avariado ou o caixilho estiver a ceder, é melhor confiar a reparação a um profissional. Se for o próprio a fazê-lo, pode danificar ainda mais a janela e a reparação sairá mais cara.