Como usar jóias: regras de bom gosto
- 07.02.2025
A etiqueta das jóias não são restrições relacionadas com a questão da escolha das jóias. Pelo contrário, trata-se de um conjunto de recomendações, cujo cumprimento parecerá sempre adequado e contido. Usar jóias corretamente é uma arte. Mas pode ser facilmente aprendida seguindo algumas regras.
Combinações prontas de jóias
Um conjunto de jóias é considerado uma solução ideal, mas há algumas nuances aqui. Há algum tempo, este conjunto era considerado bastante elegante e apropriado quase sempre. Atualmente, uma quantidade abundante de jóias usadas de uma só vez indica falta de estilo. É importante seguir as regras relativas ao sentido de proporção. À noite, pode usar apenas brincos, um anel e um pendente e, durante o dia, duas posições do conjunto serão suficientes.
Regras de utilização das jóias em função da hora do dia
De acordo com a regra de usar jóias, para a imagem diurna são adequadas opções restritas, para a noite - mais brilhantes. As jóias com elementos grandes e brilhantes são aceites para incluir na imagem nocturna e festiva. Um colar enorme combina bem com um vestido de fim de semana com ombros abertos. Os brincos pendentes acentuam o pescoço aberto. As cores demasiado saturadas são inaceitáveis para um look diurno.
As jóias para o dia são discretas e não são ornamentos brilhantes. Nestes modelos, prevalece um design simples, com uma pequena pedra preciosa, com pequenas inserções ou sem elas. São adequados para diferentes estilos de vestuário.
Os produtos para a noite são variantes espectaculares, brilhantes e não padronizadas. Esses produtos também podem ser pequenos, dependendo das preferências e gostos pessoais. Dão sofisticação à imagem.
Combinação de cores de jóias
A harmonia das tonalidades é o que chama a atenção em primeiro lugar. Se colocar jóias brilhantes num vestido multicolorido, então essa imagem será definitivamente notada. Mas esta combinação nem sempre causa uma impressão positiva. Os produtos grandes e brilhantes combinam melhor com roupas discretas. Neste caso, a imagem parecerá harmoniosa, a ênfase principal será colocada nas jóias.
A roupa com estampados grandes e brilhantes é melhor combinada com jóias lacónicas e contidas. Por exemplo, uma pulseira visualmente modesta pode ficar bem com uma blusa ou casaco brilhante (manga 3/4). Isto complementará a imagem sem a sobrecarregar.
Combinação de diferentes materiais em jóias
Não é desejável combinar jóias feitas de metais diferentes. Esta regra aplica-se especialmente às jóias de ouro e prata. Mesmo que cada peça de joalharia seja bonita por si só, juntas perderão todo o glamour. Por vezes, esta imagem parece até engraçada, como se o belo sexo decidisse usar tudo o que tem de melhor ao mesmo tempo. Também não é recomendável combinar bijuteria e jóias preciosas.
As principais subtilezas da utilização de jóias
Para reuniões normais, não existem regras especiais. Quando se reúne para um encontro com amigos íntimos, pode confiar apenas na sua intuição. Mas em eventos sérios, é habitual observar as seguintes regras:
- Não usar jóias de ouro e prata ao mesmo tempo.
- Não combinar jóias de fantasia com jóias caras.
- Não usar pulseiras e relógios no mesmo braço.
- Usar apenas uma peça de joalharia à volta do pescoço.
- Não combinar jóias com pedras preciosas diferentes.
- É aceitável usar dois anéis na mão apenas se um deles for uma aliança de casamento.
É importante gostar da peça de joalharia. Esta pode estar em harmonia com a cor dos seus olhos, do seu cabelo ou da sua roupa. É importante escolher produtos feitos de metais hipoalergénicos se tiver tendência para alergias.