Infra-estrutura de nuvem virtual IaaS: o que é, características, aplicações
- 22.05.2023
A IaaS é uma solução para as empresas que não têm capacidade para construir e manter o seu próprio centro de dados. Um ambiente de nuvem permite que as empresas se concentrem no software, na estratégia, no serviço ao cliente e nas vendas. O trabalho rotineiro de manutenção da infra-estrutura é assumido pelo serviço.
Como funciona a IaaS
Uma empresa que fornece IaaS aluga recursos de nuvem de um fornecedor para os seus clientes ou tem os seus próprios servidores. A cada um é atribuído poder de computação e espaço de armazenamento em disco. Os servidores de fornecedores fiáveis são implementados de modo a que os clientes recebam as velocidades de processamento mais elevadas possíveis com a menor latência possível.
A peculiaridade do IaaS é que o próprio cliente instala sistemas operativos e programas e configura-os. O fornecedor fornece a infra-estrutura física e virtual.
O que está incluído na estrutura do IaaS:
- Servidores virtuais para alojar o software.
- Configurações de rede para ligar os servidores entre si e à Internet.
- Ferramentas para negar e conceder acesso aos utilizadores.
- Capacidade de backup disponível para preservar os dados em caso de falha de qualquer elemento do sistema.
- Grande capacidade de armazenamento na nuvem e acesso rápido aos dados.
- Recursos da Internet: routers, comunicadores, equilibradores de carga.
Uma infra-estrutura virtual IaaS pode ser implementada de várias formas, consoante as necessidades da empresa cliente:
- Uma nuvem pública implica que o espaço de armazenamento na nuvem é partilhado entre os utilizadores. Este tipo de ambiente é adequado para desenvolvimento e testes.
- Uma nuvem privada é um ambiente criado para um único cliente, tendo em conta as suas necessidades em termos de arquitectura do sistema.
- A infra-estrutura híbrida está parcialmente alojada no servidor do cliente e parcialmente na nuvem. Este modelo é adequado se não houver capacidade suficiente nos servidores da empresa ou se for necessário expandi-los temporariamente.
Aplicação da infra-estrutura IaaS
O serviço IaaS é utilizado para as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento e teste de produtos de TI numa infra-estrutura de nuvem permite testar rapidamente muitas hipóteses, testar programas em diferentes ambientes.
- Análise e contabilização de grandes quantidades de informação.
- O alojamento de sítios na nuvem permite uma rápida expansão da capacidade para novas tarefas que exigem um elevado desempenho.
- Criar grandes cópias de segurança de dados, etc.
As empresas em fase de arranque e as empresas mais pequenas implementam uma infra-estrutura IaaS baseada na nuvem para funcionar inteiramente através do serviço. Trata-se de uma poupança de custos significativa, uma vez que alugar um ambiente de nuvem é mais barato do que comprar hardware.
As grandes empresas utilizam a IaaS para testes durante o desenvolvimento de software e períodos de pico. Por exemplo, uma grande loja online pode alugar uma infra-estrutura de nuvem para férias, promoções, quando o número de clientes e encomendas aumenta significativamente. Assim, não é necessário investir em hardware dispendioso que ficará periodicamente inactivo.