É interessante

Aquecedor infravermelho: o que é, como funciona, prós e contras

15.11.2022

Muitas pessoas querem uma sala para aquecer rapidamente, sem o barulho e a corrente de ar de um aquecedor. Os radiadores de infravermelhos fazem exactamente isso. O problema é que eles não aquecem o ar, mas sim os objectos. Não há aumento de convecção artificial, como acontece com os aquecedores. Não há ruído dos ventiladores. A temperatura dos objectos é transmitida para o ar de forma gradual e silenciosa. Este processo tem vantagens significativas, mas há também desvantagens.

Princípio de funcionamento

A tensão da rede é alimentada para o elemento de aquecimento. Converte a energia térmica em ondas electromagnéticas no espectro infravermelho. Estes são propagados através de um reflector metálico para a área circundante.

Os aquecedores de infravermelhos emitem comprimentos de onda curtos ou longos que afectam a temperatura de aquecimento. O elemento que emite o calor é um filamento de tungsténio num tubo de vidro. Quando emite ondas curtas, a temperatura é mais elevada. Pode-se ver a bobina a brilhar no escuro. Este tipo de equipamento é chamado equipamento ligeiro. É utilizado com mais frequência em instituições médicas, na indústria.

Os dispositivos de ondas longas, chamados dispositivos escuros, são utilizados em casa. A fonte de calor são painéis e filmes especiais. Emitem ondas electromagnéticas do espectro do infravermelho longo. O seu efeito é suave e não são capazes de sobreaquecer o corpo humano, pelo que são considerados seguros.

Prós e contras

Prós:

  • Os objectos na sala aquecem rapidamente. Alguns minutos depois de ligar o equipamento, este torna-se quente.
  • O ar não é recombustado porque os objectos libertam o calor gradualmente e espalham-se uniformemente por toda a sala.
  • A humidade é rapidamente eliminada e os bolores deixam de se multiplicar porque a alta temperatura do aquecedor infravermelho actua directamente sobre as superfícies.
  • Calor controlado. Quando a fonte dos raios infravermelhos é dirigida, os objectos são aquecidos.
  • Os dispositivos são quase silenciosos.
  • Pode ser utilizado em correntes de ar e ao ar livre.
  • Sem substâncias nocivas ou odores desagradáveis emitidos pelo equipamento.

Os aquecedores infravermelhos são convenientes porque podem ser colocados no tecto, nas paredes ou no chão. Há também modelos portáteis num bastidor.

Cons:

  • A radiação infravermelha não é prejudicial aos seres humanos em quantidades moderadas e pode mesmo ser útil. No entanto, a exposição prolongada à luz solar directa dentro de 1 a 2 metros da fonte pode ser perigosa. A pele pode ser danificada, o que se manifesta por queimaduras, descamação e queimadura.
  • As pinturas e alguns móveis (dependendo do material) podem ser danificados pela exposição directa a raios infravermelhos.
  • Antes de instalar o aquecedor, é favor notar que este não deve ser dirigido a plantas, aquários de peixes ou locais onde os animais dormem.
  • A fim de aquecer uma sala grande, vários dispositivos terão de ser instalados.
  • Risco de risco de incêndio se o aquecedor for largado. Também não colocar o aquecedor demasiado perto de objectos que possam pegar fogo.

Os aquecedores infravermelhos não só podem aquecer a sua casa ou escritório, como também podem ser utilizados para secar rapidamente paredes pintadas ou outras superfícies. Quando aquecida, a água da tinta evapora e o revestimento torna-se mais uniforme.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net