É interessante

Unha do pé encravada: causas, o que fazer, prevenção

19.03.2023

Onychocryptosis é o nome médico para um processo desagradável no qual a placa ungueal cresce na pele. No início, pode parecer que a dor na zona das unhas é um inconveniente temporário devido a sapatos apertados ou a um hematoma. É por isso que não se apressa a consultar o médico com este problema. Quando ocorre uma inflamação, o tecido incha e a unha muda de forma, é óbvio que é necessária atenção médica. Muitas vezes o prego está tão encravado que a cirurgia é necessária. Como pode a onicocriptose ser detectada a tempo? O que fazer se a onicocriptose ocorrer?

Causas de um prego encravado

Há várias razões pelas quais ocorre a onicocriptose:

  • Sapatos apertados apertam os dedos dos pés, aumentam a carga sobre eles, o que leva a mudanças no leito dos pregos e na placa.
  • O corte incorrecto da placa, quando os cantos são cortados severamente, traumatiza a placa e os tecidos circundantes.
  • Contusões, doenças fúngicas, e cancro também levam ao crescimento do prego.
  • Predisposição genética, peculiaridades da forma dos dedos, placa de unhas e tecidos circundantes.
  • Varus deformidade dos pés, em que os dedos dos pés se encontram na posição errada ao andar e em repouso.
  • Má circulação sanguínea no pé devido a varizes, diabetes, ou peso excessivo ou insuficiente nos pés.

O que fazer em caso de prego encravado

É necessário consultar um podologista. Ele é especializado no tratamento de doenças dos pés. O podologista examiná-lo-á e fará um diagnóstico preciso, pois podem ocorrer sintomas semelhantes à onicocriptose devido a uma lasca ou picada de insecto. Se necessário, ele ou ela irá encaminhá-lo para um especialista relacionado, tal como um dermatologista ou cirurgião. Um dermatologista ajudará a corrigir as anomalias nos tecidos e no leito das unhas. Um cirurgião é recorrido se o crescimento das unhas não puder ser eliminado sem intervenção cirúrgica.

Métodos não cirúrgicos de tratamento de uma unha encravada:

  • A manicura médica é eficaz como medida preventiva. Um especialista conhece bem a anatomia dos dedos dos pés, dá a forma correcta à unha sem a traumatizar. Ele é capaz de determinar a tempo se um prego começa a crescer.
  • Uma placa especial é colocada entre a placa do prego e o leito do prego. Isto torna impossível o crescimento do prego.
  • Colocam-se agrafos ou placas especiais na placa do prego. Isto levanta o prego, de modo a que este fique com menos pressão sobre os tecidos. Isto impede que o prego cresça.

Com a cirurgia, a parte encravada da placa do prego é removida. Com a cirurgia a laser, o trauma é significativamente menor, e a recuperação do tecido é mais rápida.

Para evitar sintomas desagradáveis e cirurgia, é necessário prevenir a onicocriptose. Escolher sapatos que se adaptem adequadamente. Eles não apertam os dedos dos pés. Fazer manicuras profissionais regulares, de preferência manicuras médicas, que são cuidados não-traumáticos das unhas. O exercício moderado promove até a circulação sanguínea. Qualquer desconforto na zona das unhas deve ser verificado por um podologista para que se possa fazer um diagnóstico e, se necessário, iniciar o tratamento em tempo útil.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net