Dispositivo de aspiração médica: o que é, tipos, aplicação
- 29.12.2024
A sucção cirúrgica é um equipamento que remove fluidos das cavidades do corpo. Essa limpeza é uma parte importante das intervenções cirúrgicas de outros procedimentos médicos. A qualidade do trabalho deste dispositivo depende frequentemente da vida de uma pessoa. Vejamos como é que o aspirador é organizado e as formas da sua utilização.
O que é um aspirador cirúrgico
Embora o design dos aspiradores possa variar ligeiramente, o modelo padrão consiste em tais partes:
- Um compressor elétrico que cria baixa pressão e impulso.
- Frascos para onde o líquido é aspirado.
- Tubos com pontas.
Os aspiradores têm equipamentos diferentes. É bom que o equipamento tenha estes elementos adicionais:
- Um pedal de controlo que ativa o funcionamento do aparelho. Isto acelera o processo de ligação e não é necessário tocar no aparelho com as mãos.
- Um filtro que retém bactérias e fungos, o que protege o doente de infecções. Serve também de proteção para o prestador de cuidados de saúde.
- A bateria recarregável torna o aspirador autónomo.
- Uma caixa que suprime as vibrações e o ruído.
Tipos de aspiradores
Os dispositivos de aspiração cirúrgica existem em dois tipos em termos de mobilidade:
- As unidades portáteis podem ser transportadas de departamento para departamento ou para o local da cirurgia.
- Os aspiradores fixos são instalados nos blocos operatórios.
Os aspiradores diferem consoante o tipo de alimentação eléctrica:
- Os dispositivos mecânicos de aspiração cirúrgica funcionam sem eletricidade, mas têm baixa potência. Podem remover pequenas quantidades de fluidos biológicos.
- Os aspiradores eléctricos são significativamente mais potentes. Estão equipados com funções adicionais e controlo inteligente.
As principais diferenças dos dispositivos de aspiração cirúrgica estão na sua funcionalidade e capacidades:
- A potência do equipamento determina a rapidez com que o fluido será removido das cavidades do corpo humano. Os melhores modelos de aspiradores estão equipados com ajuste de potência. Isto permite que o dispositivo seja adaptado a tarefas específicas.
- O consumo de energia dos dispositivos portáteis de aspiração cirúrgica é de 80 watts. Utilizam a energia de forma económica. Os aparelhos fixos de grandes dimensões consomem muito mais eletricidade.
- O nível de ruído dos aspiradores depende do dispositivo do compressor. Se o equipamento fizer muito barulho, distrai o médico e pode afetar negativamente o estado psicológico do doente. Um nível de ruído que não exceda 60 dB é considerado aceitável.
- A pressão da maioria dos aspiradores é de 0,8 bar. No entanto, alguns procedimentos requerem uma força maior.
O tamanho e o peso dos aspiradores variam consoante a utilização prevista do equipamento. As unidades portáteis de aspiração cirúrgica pesam muito menos do que os modelos fixos que são instalados nas enfermarias.
Aplicação dos aspiradores
Os aparelhos de aspiração cirúrgica são utilizados em vários domínios da medicina:
- Obstetrícia e ginecologia. O aspirador remove as secreções dos coágulos sanguíneos formados após o parto. Por vezes, é utilizado para extrair o feto com um vácuo.
- Cirurgia. O aspirador retira sangue, secreções mucosas e outros fluidos biológicos das cavidades.
- Reanimação e cuidados intensivos. A aspiração cirúrgica é utilizada para eliminar o excesso de líquido ou de vómito das vias respiratórias.
- Medicina dentária. O aspirador remove a saliva produzida para que o paciente fique mais confortável e para que haja um ambiente mais seco na zona de manipulação.
Os dispositivos de aspiração cirúrgica são também utilizados por outros profissionais médicos. Frequentemente, os endoscopistas, os otorrinolaringologistas e os pneumologistas dispõem deste tipo de equipamento.