É interessante

Iluminação moderna no interior do apartamento: caraterísticas, ideias, como escolher

27.01.2025

Lustre no teto, arandela de parede e candeeiro de mesa - anteriormente, a escolha da iluminação terminava aí. Agora, são instaladas lâmpadas adicionais mesmo no chão. A iluminação moderna no interior do apartamento apresenta-se em vários tipos, que são combinados numa iluminação de vários níveis. Vamos considerar os principais tipos de luminárias e como colocá-las.

Iluminação básica na sala

As fontes de luz básicas são os candelabros ou os projectores de teto, spots, que cobrem toda a sala com raios difusos. O candelabro é frequentemente colocado no centro do teto, pois é a principal fonte de luz da sala. Os candelabros diferem em forma, construção e design. As luzes LED pontuais estão localizadas em torno do perímetro da divisão. Numa sala pequena, os spots podem ser a principal fonte de luz. Numa sala espaçosa, são combinados com um candelabro.

Iluminação direcional

Trata-se de luminárias direcionadas para áreas específicas da divisão ou para objectos. As arandelas de parede ou os spots são colocados por cima de uma secretária, de um sofá, de um cadeirão ou de uma cama num quarto. Existem modelos que podem ser rodados. Têm uma função prática - aumentar a iluminação do local para estudo, leitura ou trabalhos de costura.

Os candeeiros de mesa e de pé podem ser referidos como tipos de iluminação direcional. É possível ajustar a direção em que o candeeiro brilha graças a plafonds móveis ou a suportes flexíveis. A iluminação direcional zoniza uma divisão. Uma área de trabalho é separada por uma luz brilhante e direcional, enquanto um local para relaxar é separado por uma luz difusa.

Iluminação decorativa

Trata-se de luzes direcionadas para elementos decorativos: molduras de parede ou pinturas de arte, esculturas, por vezes até portas de correr. São colocadas no teto, nas paredes ou no chão. Acentuam as decorações da divisão e são frequentemente uma obra de arte. Podem ser lâmpadas Edison num longo fio em estilo loft, arandelas vintage ou candeeiros de pé com um suporte em ferro forjado.

Caraterísticas da iluminação moderna

A mais popular e prática é a iluminação multinível dos espaços habitacionais. Cada fonte de luz tem uma tarefa específica e um tipo de raios. E num complexo, todos os dispositivos criam o nível de luz mais elevado possível. As luminárias são selecionadas e dispostas desta forma:

  • Luz superior - candelabro no centro, spots no perímetro.
  • Luz média - arandelas de parede, candeeiros de mesa, sinais de néon.
  • Luz inferior - iluminação do chão, localizada na área dos rodapés ou diretamente no chão. Assim, ilumina as escadas, os limites do piso de vários níveis, a decoração das paredes.
  • Iluminação interior - lâmpadas LED em nichos, em prateleiras, em armários. Esta iluminação tem um objetivo prático - é mais fácil encontrar os artigos necessários nas prateleiras. Tarefa decorativa - a luz acentua as pinturas, fotografias e outros objectos.

Diferentes tipos de iluminação numa divisão criam a atmosfera certa de acordo com as necessidades dos proprietários, dos seus convidados e das circunstâncias. Se precisar de se sentir bem disposto para trabalhar, acenda a luz brilhante na área de trabalho, para descansar e relaxar, desligue as lâmpadas brilhantes e o candelabro e deixe a luz difusa das arandelas.

É importante escolher candeeiros com um tom de luz agradável. Os raios azulados são revigorantes, os raios amarelos são relaxantes. As lâmpadas de luz natural são as que mais se aproximam, em termos de qualidade de luz, da luz natural. As formas dos candeeiros são escolhidas de acordo com o estilo do interior: loft, vintage, clássico. Complementam na perfeição qualquer design.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net