Navegador de navios: qual é a sua profissão e o que é que ele faz?
- 13.11.2022
A palavra "navegador" é de origem holandesa e significa "pessoa ao leme". São empregados como navegadores nos transportes marítimos, rodoviários e aéreos. O navegador de um navio é um dos principais membros da tripulação, e tem uma função importante.
Descrição de funções do Navegador
A lista de funções do navegador inclui:
- Plotar o curso.
- Tomar as devidas notas sobre o mapa de movimentos.
- Controlo do funcionamento de instrumentos especiais dos quais depende o movimento do navio.
É uma das profissões mais antigas, que remonta à Idade Média. Naqueles tempos antigos, os navios eram o principal meio de transporte. Para atravessar oceanos e mares com sucesso, inventaram instrumentos especiais que tinham uma função de navegação. São muito inferiores aos navegadores modernos, mas durante o tempo foi uma solução perfeita.
O capitão não conseguiu acompanhar tudo o que aconteceu no navio, pelo que surgiu uma nova profissão. Os navegadores eram obrigados a conhecer a matemática e a astronomia. Os primeiros membros desta profissão apareceram há muito tempo, mas tornaram-se mais necessários nos séculos XVIII e XIX, durante os tempos das colónias e impérios.
A profissão de navegante é formada em instituições de ensino especializadas. Os navegadores especializados são hoje em dia muito procurados. Um navio moderno é inimaginável sem um capitão e um navegador. Os representantes desta profissão têm mesmo as suas próprias férias, que são amplamente celebradas na marinha.
Muitos almirantes iniciaram as suas carreiras como navegadores. Este membro da tripulação marítima deve estar bem orientado em terra, assegurar que o navio se movimenta de acordo com a rota indicada. Sem um navegador, seria difícil para os capitães gerir o navio. Esta profissão tem uma ligação directa com a gestão de veículos.
Os navegadores não são apenas procurados na marinha. Os seus serviços são indispensáveis na aviação, circuitos de corridas (não navegadores marítimos, claro). Os representantes desta profissão operam navios e submarinos, e banhos. É-lhes atribuído o título de navegador de navios.
É atribuída ao navegador a responsabilidade de traçar a rota do navio ou submarino no mapa. Assegura-se de que os instrumentos de navegação estão a funcionar correctamente. Sem eles, o navio poderia desviar-se da rota e perder tempo.
Um navegador pode ser chamado o segundo capitão de uma embarcação à vela. Esta pessoa é capaz de conduzir o navio de forma independente ou com a ajuda de uma equipa.
A profissão surgiu há centenas de anos - durante os Grandes Descobrimentos Geográficos, logo após a invenção dos instrumentos de navegação. O navegador sabe como utilizá-los, e está também familiarizado com a arte da pilotagem.
Todos os navios modernos têm navegadores que ajudam os capitães na navegação. Os representantes desta profissão têm salários decentes.