Estantes de paletes para armazém: tipos, aplicação, caraterísticas de instalação
- 19.01.2025
As estantes para paletes para armazém são também vulgarmente designadas por frontais. Trata-se de um meio universal e racional para a organização das instalações de armazenamento. Permitem colocar de forma compacta mercadorias e cargas de diferentes configurações. Sem esse equipamento, é difícil imaginar qualquer sala especializada no armazenamento de vários produtos.
Tipos de prateleiras de armazenamento de paletes
As estantes que são fornecidas para armazenar mercadorias em paletes são o tipo mais comum de construção para armazéns. Este tipo de equipamento caracteriza-se pela possibilidade de instalação rápida. Devido ao facto de ser constituído por partes, peças e elementos individuais, é possível escolher um design que se encaixe perfeitamente nas dimensões e caraterísticas individuais de uma determinada sala.
Durante a produção e instalação de tais estruturas, são tidos em conta o objetivo final de utilização, as peculiaridades da carga, o equipamento adicional utilizado. As estantes do tipo palete são estreitas, largas e profundas. São fixas ou móveis.
Cada tipo de estante tem caraterísticas distintas, vantagens e desvantagens. Um tipo específico é adequado para o carregamento, armazenamento e descarregamento de determinadas mercadorias e cargas específicas. Por conseguinte, ao escolher um determinado tipo de equipamento de armazém, deve ter-se em conta o que será colocado e armazenado no mesmo.
Estantes para paletes e sua aplicação
O design assemelha-se a um sistema de paletes de vários níveis com vigas dispostas longitudinalmente. A disposição é feita em filas. A distância é medida previamente para que, no futuro, os trabalhadores e a maquinaria especializada possam mover-se livremente ao longo dos corredores e desempenhar as suas funções diretas.
As estantes metálicas para paletes são utilizadas ativamente em vários sectores. Os seguintes factos levaram a isso:
- Universalidade da conceção.
- Custo acessível.
- Possibilidade de criar uma disposição única.
- Montagem e desmontagem rápidas.
Quanto às principais direcções em que esses sistemas são utilizados, podem ser distinguidos os seguintes:
- Armazéns de vários propósitos.
- Complexos de tipo reserva.
- Arquivos.
- Matrizes de produção.
- Centros logísticos.
- Terminais aduaneiros.
As estantes permitem tornar o espaço o mais confortável possível para o carregamento, armazenamento, contabilização e descarregamento de vários produtos. São multifuncionais e fáceis de utilizar. Isto tornou o equipamento de estantes bastante comum e popular no armazenamento de qualquer coisa.
Caraterísticas da instalação de estantes
Os modelos frontais, que são utilizados ativamente nos armazéns, são constituídos por armações e travessas. O principal elemento básico do tipo vertical é a estrutura. O elemento horizontal principal é a travessa. Para fixar os elementos individuais, os instaladores utilizam ganchos especiais.
A estrutura caracteriza-se por uma elevada estabilidade e fiabilidade. Por conseguinte, é possível colocar mercadorias em segurança, tendo em conta o indicador de peso máximo especificado. Estão disponíveis modelos personalizados com divisórias arqueadas nas próprias estantes. Estas permitem o acesso sem problemas do equipamento de armazém a todos os níveis.