PHP: o que é esta linguagem de programação (em palavras simples), características, aplicações
- 25.12.2022
Acredita-se que o PHP é criado a cada 6 produtos web. Esta linguagem de programação de código aberto é frequentemente utilizada devido a várias das suas vantagens. É adequado para principiantes. PHP pode ser utilizado para escrever scripts simples, bem como aplicações e websites complexos.
Como funciona o PHP
Em palavras simples, um website é composto por duas partes:
- O frontend - que exibe todos os elementos do sítio aos utilizadores (o que é visível).
- Backend - é o que está escondido dos utilizadores, mas é necessário para gerir o site, painel administrativo, etc.
Se a imagem é criada em HTML e CSS, PHP proporciona interactividade - a interacção dos administradores e utilizadores com todos os elementos do site. Nesta língua escrevem motores para websites, plugins, temas, formas de feedback, etc.
PHP é muito fácil de desenvolver websites porque é dinâmico, em contraste com o HTML estático. Ou seja, para fazer um recurso web para HTML, para cada página e os seus elementos terão de prescrever tudo individualmente. Em blocos PHP, comuns a todas as páginas, o suficiente para especificar uma vez. Ao carregar, os blocos necessários são buscados, e o utilizador vê a página gerada no monitor. O tamanho do código é reduzido em centenas de vezes em comparação com, por exemplo, se o sítio estivesse em HTML nu.
Características do PHP
A linguagem de programação PHP continua a ser procurada por razões como por exemplo:
- Sintaxe simples, é fácil de compreender mesmo um programador novato. PHP de algumas formas semelhantes a Java, Perl e C++.
- PHP é utilizado em diferentes plataformas - Windows, Linux, MacOS. As aplicações PHP são executadas em qualquer software de servidor.
- Uma aplicação escrita em PHP, pode alojar múltiplos servidores, e funcionará com grande desempenho.
- O conteúdo PHP pode ser incorporado em páginas HTML como tags. A estrutura do documento não será perturbada.
- A linguagem está constantemente a ser melhorada - novas funcionalidades e características são acrescentadas, a sintaxe é simplificada, e a protecção contra ataques é melhorada.
- Os muitos sítios da comunidade PHP têm informação para cada elemento de sintaxe, com descrições detalhadas e exemplos de como utilizá-la.
Como o PHP é uma linguagem do lado do servidor, os seus comandos e funções são ocultados ao utilizador final. Isto assegura a privacidade do seu desenvolvimento web.
O PHP tem estas desvantagens:
- O PHP tem algumas vulnerabilidades no seu sistema de segurança.
- O PHP está concentrado principalmente no desenvolvimento da web, pelo que para outras tarefas pode não ser funcionalidade suficiente.
- Não existe um padrão único para PHP. O desenvolvimento de códigos é feito por programadores de todo o mundo numa base voluntária. Ocasionalmente, as suas acções não são coordenadas. Isto significa que funções com a mesma tarefa podem ter nomes diferentes ou alguns itens podem ser chamados de forma diferente. Muitas vezes é necessário recorrer à documentação para descobrir como funciona um determinado elemento.
- Não é possível escrever uma aplicação em linha com PHP.
Onde usar PHP
O PHP foi originalmente criado para a programação de aplicações web em execução no lado do servidor. Os pedidos são enviados para o servidor, este processa-os para uma língua compreendida pelo navegador. O navegador recebe a informação e exibe a página ao utilizador. Para que tal pedido possa funcionar, é necessário o seguinte:
- Um servidor;
- Aplicação GPI - parser;
- Software - o navegador que exibe a interface para o utilizador.
O PHP não é utilizado apenas para construir websites, mas também para escrever scripts que correm na linha de comando. São sobretudo utilizados para processar dados textuais. O PHP é também utilizado para escrever interfaces gráficas.