Podologia: o que é (em termos simples), que problemas resolve
- 24.11.2022
Os nossos pés e dedos dos pés carregam muito stress da caminhada. Entram em contacto com diferentes superfícies, esfregadas por sapatos. Os problemas com a parte inferior dos pés são por vezes causados por doenças sistémicas e falta de cuidado. A saúde dos pés é tratada com uma especialização separada na junção da medicina e da cosmetologia - a podologia.
O que é um podologista?
Um podologista não é um médico e não prescreve tratamento sistémico. O podologista difere de um mestre pedicuro pelos seus conhecimentos médicos, equipamento e técnicas para procedimentos de tratamento. A sua competência inclui exames, indicações para testes e indicações para consultas médicas.
Um podologista deve ter formação médica. Tem conhecimentos de dermatologia, endocrinologia, ortopedia, cirurgia do pé e outros. Um podologista diagnostica doenças dos pés e dedos dos pés e alivia os sintomas de tais anomalias:
- pé diabético;
- pés planos transversais;
- artrite e artrose das pequenas articulações;
- unhas dos pés encravadas, fungos, deformação da placa das unhas devido a traumatismos ou uso de sapatos apertados;
- verrugas na sola ou na parte superior do pé;
- calos nos dedos dos pés e calos;
- calcanhares rachados;
- problemas com os ligamentos dos pés;
- problemas de circulação;
- pés suados;
- Eczema na pele dos pés e dedos dos pés.
Durante uma consulta, o podologista examina os pés do paciente, clarifica as queixas do paciente e tira uma conclusão. Depois selecciona os procedimentos terapêuticos e dá conselhos sobre cuidados domiciliários. O podologista pode ensinar como fazer uma pedicura adequada por si próprio, como fortalecer as unhas, como remover manchas e delaminações na placa do prego.
Se o podologista suspeitar que os problemas com os pés e os dedos dos pés são causados por doenças sistémicas, ele ou ela encaminhará o paciente para um clínico geral, ortopedista, endocrinologista ou cardiologista. Se necessário, o podologista tomará raspagens e enviá-las-á para um laboratório para testes. Com base nos resultados dos testes, o podologista prescreve os procedimentos necessários.
Que procedimentos são utilizados no podiatry
Os podologistas prescrevem frequentemente:
- pedicure de hardware - esfoliação e remoção de depósitos queratinosos nos calcanhares e outras áreas dos pés e dedos dos pés;
- correcção de pregos encravados com placas especiais;
- ungüentos anti-fúngicos, etc;
- palmilhas ortopédicas adequadas para calos.
Praticamente não existem contra-indicações aos procedimentos de podologia. As pessoas com hemofilia devem ser cautelosas quanto a polir a cutícula e o tecido queratinizado. Podem ocorrer lesões menores durante o procedimento, causando pequenas hemorragias, o que é perigoso para tais pacientes.
Antes de utilizar pomadas e outras preparações, os pacientes devem familiarizar-se com as instruções e a composição. É importante verificar que não há alergias a nenhum dos seus componentes.
A podologia é uma prática comum em países civilizados. Isto é assim, porque o podologista ajuda a eliminar as causas dos problemas com os pés e os dedos dos pés, e não apenas a dar beleza. Em muitos casos, o estado dos pés melhora tanto que os pacientes não têm de consultar um médico no hospital.