A camisa pólo: o que é, história das suas origens, factos interessantes
- 29.12.2022
As camisas polo são feitas de tecido de malha grossa. Têm frequentemente mangas curtas. Há modelos menos populares com mangas compridas. O pólo tem um colarinho com ponta e um fecho com botão no placket curto. Camisas polo coloridas começaram a ser produzidas pelo tenista francês René Lacoste em 1933.
Variações da camisa pólo
A clássica camisa pólo é cosida a partir de algodão piqué, um material tricotado com uma fina textura de waffle. É permeável ao ar e, ao mesmo tempo, bastante denso. O tecido também protege do sol e é confortável e leve, o que é importante para os desportistas.
Existem várias variações de camisas pólo:
- A clássica camisa pólo tem um corte recto que enfatiza ligeiramente a figura. Há pequenas fendas nos lados da camisa na parte de baixo. A frente pode ser ligeiramente mais curta do que a traseira. As cores são simples: branco, azul, verde, verde, preto, vermelho ou pastel.
- A camisa pólo de ajuste estreito tem um ajuste estreito. É frequentemente feita de uma camisola elástica mais fina. As cores podem ser variegadas com estampas e padrões.
- A camisa pólo de ajuste relaxado tem um ajuste frouxo e não enfatiza de todo a figura. Esta camisa pode ser enfiada nas calças.
História da camisa pólo
Há várias versões de quem inventou a camisa pólo:
- Rene Lacoste, o primeiro fabricante oficial do vestuário, terá esboçado e encomendado um lote de camisas pólo para si próprio na década de 1920. Mas há especulações de que a Lacoste está a ser creditada com a autoria para promover a marca.
- Os jogadores de pólo nos anos 20 na Inglaterra começaram a competir em torneios com T-shirts. Para distinguir o seu vestuário desportivo da sua roupa interior, alfaiates coseram uma gola a uma camisa interior masculina com um placket de 3 botões.
- Famoso jogador de pólo Herold Tweed camisas pólo produzidas em massa sob o nome de Polo Tweed. A sua empresa foi criada com dinheiro do torneio de golfe mais antigo que Herold ganhou.
- Na década de 1890, surgiu uma empresa que fabricava roupas para jogadores de pólo. A camisa tinha mangas compridas e estavam enroladas para conforto. Eventualmente, fizeram mangas curtas e um placket para 2-3 botões.
Não se sabe ao certo quem inventou primeiro a camisa pólo. Se o criador tivesse patenteado a sua obra, que se tornou mainstream, não haveria agora debate sobre a autoria desta popular peça de vestuário.
Factos interessantes sobre a camisa pólo
A camisa pólo esteve sempre na moda desde a sua produção em massa por René Lacoste. É considerado o artigo de guarda-roupa mais versátil.
Alguns factos sobre a camisa pólo:
- É a primeira T-shirt a ter um logótipo.
- O famoso logotipo do crocodilo Lacoste apareceu pela primeira vez no peito de uma camisa pólo masculina.
- O Presidente americano Dwight Eisenhower jogou pólo com uma camisa de pólo da Lacoste. Isto cimentou o sucesso da marca.
- As primeiras camisas pólo foram feitas de uma fina camisola de lã, que era considerada um material 'desportivo'.
- O desenho da camisa pólo foi ainda mais aperfeiçoado por estilistas de moda famosos. Frederick Perry embelezou o colarinho e os punhos com duas riscas vermelhas brilhantes. Benjamin Sherman acrescentou um pequeno botão no colarinho.
- Quando a Ralph Lauren produziu uma camisa pólo em 24 cores diferentes, tornou-se particularmente popular entre os estudantes universitários da Ivy League.
- Em 1987 foi feita uma série especial de camisas de pólo para jogadores de pólo equestre, a Hackett Polo Team. Eram brilhantes e numerados. Depois estas roupas apareceram nas lojas e rapidamente esgotaram.
No início, a camisa pólo era usada apenas por jogadores de desportos de elite: pólo, ténis, golfe, iatismo. Agora pode ser visto em trabalhadores de escritório em países quentes, em viajantes e turistas. O pólo é utilizado como um elemento de vestuário de trabalho. As mulheres também usam pólo.