Reabilitação após o AVC: o que inclui, como é efectuada
- 09.09.2023
A tarefa de reabilitação após o acidente vascular cerebral é restaurar parcial ou completamente as funções perturbadas do sistema nervoso e do cérebro. Isso ajudará o paciente a retornar a uma vida plena, na medida do possível. Vejamos como é efectuada a reabilitação após o AVC e o que inclui. Isto dar-nos-á uma ideia geral das técnicas. No entanto, é importante lembrar que o programa de recuperação da saúde é determinado pelo médico assistente.
O que inclui a reabilitação após o AVC
A reabilitação após o AVC inclui as seguintes fases:
- A reabilitação primária é efectuada por especialistas na unidade de cuidados intensivos ou na unidade de cuidados intensivos do hospital durante cerca de 3-4 semanas. Durante este período, a patologia vascular ainda se encontra na fase aguda, mas o estado do doente já é estável. A pessoa precisa de se deitar sem se levantar. Os profissionais de saúde tentam evitar a formação de escaras, ensinam ao doente exercícios de respiração, dão aulas, devolvem-lhe as funções da fala. A pessoa recebe massagens e estimulação eléctrica.
- A segunda fase da reabilitação começa quando o doente é capaz de se movimentar, mas não consegue servir-se a si próprio de forma autónoma. No centro de reabilitação, a pessoa é submetida a sessões de cinesiterapia passiva e de fisioterapia. O reabilitador ajuda a eliminar as deficiências residuais da fala e das funções cognitivas.
- A terceira fase da reabilitação após um acidente vascular cerebral começa quando a pessoa consegue servir-se a si própria, comunicar e deslocar-se. A reabilitação é efectuada em casa, enquanto se visita um hospital ou um centro de reabilitação. Terapia laboral, exercícios para o desenvolvimento de habilidades motoras finas, aulas com um terapeuta da fala e um psicólogo são adicionados ao curso principal de restauração da saúde.
Em cada caso específico, o reabilitologista selecciona os métodos individualmente para cada pessoa. Ele leva em consideração as peculiaridades da saúde do paciente, doenças concomitantes, seu estado atual, idade, habilidades e outras circunstâncias. Muitas vezes, os especialistas guiam-se por métodos que demonstraram a sua eficácia em casos semelhantes.
Algumas características da reabilitação após o AVC
Muitas vezes, os reabilitadores usam esses métodos adicionais de restauração da saúde e do sistema nervoso de uma pessoa:
- Treinamento físico terapêutico, especialmente concebido para restaurar o sistema nervoso central e o cérebro. Existe um complexo de exercícios de treino físico terapêutico com a utilização de sistemas de suspensão. É adequado para pessoas que se encontram deitadas.
- A acupunctura inclui a eletropunctura, a reflexoterapia para as perturbações do SNC e do sistema nervoso periférico.
- A oxigenação hiperbárica é um procedimento destinado a aumentar o teor de oxigénio no organismo. É efectuada numa barocâmara especial.
- Diversas técnicas de massagem com ar comprimido: massagem de drenagem linfática, pneumomassagem.
- Terapia por ondas de choque, que utiliza baixas frequências e ondas acústicas. Estas têm um efeito positivo nas zonas dolorosas do corpo humano.
Além disso, a reabilitação inclui uma dieta equilibrada, doses aumentadas de vitaminas e oligoelementos. Uma dieta adequada e suplementos são prescritos por um médico.