Respirador: o que é, tipos, finalidade
- 18.11.2022
Um respirador é usado quando se quer pintar algo em casa, trabalhar com madeira numa oficina ou estar numa oficina que é utilizada para preparar produtos químicos. Cobre o nariz e a boca (alguns modelos também cobrem os olhos) e assim torna-se uma barreira contra os poluentes e o pó no ar. O respirador protege o sistema respiratório do pó, gases e vapores tóxicos e aerossóis. Não o isola completamente de substâncias nocivas, mas filtra essencialmente partículas inseguras. Os respiradores podem ser
- Industrial - utilizado em instalações de produção, estaleiros de construção;
- Médico - para protecção contra vírus e alergénios.
O que é um respirador?
Assemelha-se a uma máscara facial que se adapta bem ao queixo, bochechas, e cobre o nariz. A moldura grossa é coberta por uma bainha. O ar é aspirado através de uma válvula com filtros que prendem as substâncias nocivas e deixam o ar entrar. Os respiradores podem ser dos seguintes tipos, dependendo da sua função:
- Isolamento - estão ligados a uma garrafa de oxigénio, o que elimina completamente a inalação de substâncias nocivas. Estes modelos são utilizados em produções extremamente perigosas e raramente são utilizados em casa.
- Modelos de filtros - purificam o ar através de várias camadas de material especial de protecção.
Os modelos de filtros são os mais comuns. São baratos, fáceis de usar e fáceis de substituir. Existem respiradores descartáveis sem válvulas, são chamados máscaras descartáveis. Toda a sua superfície é feita de material filtrante com uma estrutura porosa.
As meias máscaras podem ser de dois tipos:
- moldados - cortados à forma do rosto, dobram-se quando armazenados;
- Não moldado - forma arredondada. Depois de colocada a meia máscara, esta é alisada sobre o rosto e fixada com elementos elásticos na zona do nariz.
Para respiradores com filtros substituíveis, os filtros são substituídos conforme necessário. Isto é mais barato do que a compra de um novo respirador. Os respiradores com filtro integrado são descartáveis.
Tipos de respiradores
Estes equipamentos de protecção pessoal vêm em vários tipos:
- Respiradores anti-pó - almofadas feitas de materiais filtrantes de fibra fina. O filtro Petryanov é popular porque é flexível, durável e resistente ao pó.
- Máscara de gás - um material especial filtra gases e vapores.
- Máscara de pó - isola contra aerossóis, gases e pó.
- Ligaduras de gaze - concebidas para filtrar ar ligeiramente contaminado.
Finalidade
Os respiradores são escolhidos de acordo com o tipo de impurezas no ar:
- aerossóis - as máscaras de pó são adequadas;
- cloro, gasolina, parafina e vapor de acetona - as máscaras de gás são adequadas;
- Pó e gás - com modelos à prova de pó de gás.
Para que um respirador funcione correctamente, deve caber bem por cima do rosto. Um respirador pode, portanto, ficar apertado contra a pele se for utilizado durante longos períodos de tempo. Formas de condensação sob o material, e o rosto pode ficar húmido. Por vezes podem ocorrer dificuldades respiratórias devido à resistência ao inspirar. Para minimizar o desconforto, seleccionar um tamanho de respirador. Se o ambiente estiver muito sujo, deve mudar mais vezes o seu equipamento de protecção. Caso contrário, o respirador fica sujo e torna-se mais difícil de inalar.