Impermeabilização de telhados: tipos, qual é o melhor e como escolher
- 23.02.2025
Para isolar a casa da humidade, não basta colocar material de cobertura no telhado. A água sempre encontrará lacunas para si mesma. Por isso, é necessário efetuar a impermeabilização do telhado. Vejamos quais são as formas de isolar o telhado da humidade, as suas caraterísticas e qual delas é a melhor.
Ação da impermeabilização do telhado
Funções de proteção da impermeabilização do telhado:
- Evita que a humidade entre na estrutura da viga se o acabamento estiver danificado. Quando fica húmido, começa a apodrecer. Perde a sua resistência.
- O isolamento não se molha. As suas propriedades de isolamento térmico serão preservadas.
- No interior do telhado, a condensação é minimizada.
Materiais para a impermeabilização de coberturas
Os principais tipos de impermeabilização de telhados:
- A película de polietileno pesa pouco, tem uma resistência média e é pouco dispendiosa. No entanto, este material deteriora-se devido aos efeitos da luz ultravioleta. No entanto, pode durar cerca de 50 anos e é frequentemente utilizado para impermeabilizar os telhados. A película deve ter orifícios especiais em determinados locais para ventilação.
- A membrana de impermeabilização com uma estrutura de várias camadas é mais durável e flexível. É mais resistente aos efeitos da luz ultravioleta. A membrana permite a passagem do ar. Este material é adequado para ser utilizado durante mais de 100 anos.
- A massa para impermeabilização é uma composição líquida para a impermeabilização de telhados. É à base de betume e polímeros sintéticos.
- O revestimento de impermeabilização para telhados feito de tecido de vidro, betume e aparas minerais é colocado em camadas sobre os panos vizinhos. Em seguida, é exposto a altas temperaturas com um maçarico.
- A impermeabilização de coberturas apresenta-se sob a forma de spray e de emulsão polímero-betuminosa e mastique de dois componentes. Após a aplicação e a cura, forma-se um revestimento elástico sem costuras.
Qual é a melhor impermeabilização para o telhado, não existe uma resposta inequívoca. Depende do nível de humidade na zona onde se encontra a casa, do desenho do telhado. Também se deve ter em conta que tipo de fixação ou aplicação do material será mais conveniente.
Como escolher a impermeabilização para o telhado
Para resistir aos efeitos da humidade, das flutuações de temperatura, da pressão do peso do telhado e da água da precipitação, a impermeabilização deve ter estas caraterísticas:
- A resistência à água da superfície é determinada pela sua capacidade de suportar uma pressão líquida de 10 mPa a partir de 10 minutos.
- A resistência à tração evitará que o material se rache ou rasgue quando as rajadas de vento, os ramos ou o granizo atingirem o telhado.
- A elasticidade da impermeabilização evitará que se rasgue devido à pressão da água.
- O peso leve do revestimento protetor não pesará sobre a estrutura do telhado.
- O tempo de vida útil da impermeabilização deve corresponder ao tempo de vida útil dos outros materiais de cobertura.
O tipo de impermeabilização do telhado necessário depende do tipo de revestimento exterior. Sob as telhas macias será adequado um filme de polímero, sob a telha metálica, telhado dobrado - impermeabilização de membrana com permeabilidade ao vapor. Os materiais laminados são mais fáceis de instalar. Para aplicar mástique, impermeabilização líquida sob a forma de spray, é necessário equipamento e experiência. Ter em conta que método de fixação do material é mais conveniente num caso particular.