Servidor: o que é (em palavras simples), tipos, aplicações
- 14.03.2023
O servidor é um computador de alta potência ou uma estação de dezenas de computadores. É utilizado para alimentar sítios e aplicações. Os servidores consistem nos mesmos componentes que os computadores domésticos. No entanto, o poder de processamento e a capacidade de armazenamento dos servidores é muito superior. Em grandes centros de dados, os computadores são alojados em armários ou em prateleiras. Os servidores executam sistemas operativos especiais que comunicam com dispositivos clientes remotos. Os servidores vêm em vários tipos. A sua finalidade é diferente.
Servidor dedicado
Muitas vezes, o fornecedor do servidor aloja dados de vários sites de diferentes proprietários. Servidor dedicado - um computador separado e poderoso para um grande sítio web ou loja online. O arrendatário tem acesso ao software e à gestão de hardware a partir do seu computador. Ele pode realizar trabalhos técnicos: alterar a configuração, configurações, instalar qualquer sistema operativo.
O servidor dedicado é adequado para projectos de Internet de grande escala: lojas em linha, grandes portais de notícias, sites para transmissões de vídeo e sites com uma assistência constante de mais de 20.000 pessoas. Vantagens do Servidor Dedicado:
- Alto desempenho do servidor dedicado. O site não desligará com um elevado número de presenças.
- Protecção contra ataques de hackers a alto nível, os dados pessoais dos clientes são seguros.
- O tempo de funcionamento contínuo é maior devido ao facto de haver software potente com recursos suficientes.
A desvantagem dos servidores dedicados é o elevado custo do serviço. São adequados para grandes e médias empresas. Deve haver uma equipa de pessoal de TI que fará a manutenção do sistema.
Outros tipos de servidores
Os servidores são diferenciados de acordo com a sua finalidade. Aqui estão alguns exemplos:
- É necessário um servidor Web para alojar dados do website. A pedido dos utilizadores, que entram na barra de pesquisa do seu navegador, o servidor encontra a informação relevante. Em seguida, envia os dados para o dispositivo requerente. O utilizador é então apresentado com a página web relevante do sítio.
- Um servidor de correio electrónico permite a troca de correio electrónico entre os utilizadores. Diferentes servidores de correio electrónico podem trocar dados uns com os outros.
- Os servidores de ficheiros são locais de armazenamento de dados que podem ser acedidos por múltiplos utilizadores. Podem trocar ficheiros uns com os outros.
- Um servidor proxy serve de intermediário entre o utilizador e o servidor de destino. Pode modificar alguns dados para manter o utilizador anónimo e proteger os dados.
Os servidores podem ser locais onde se encontra um computador de alta potência nas instalações de uma empresa numa sala especial e os empregados têm acesso ao mesmo. As salas dos servidores estão equipadas com grandes empresas, que trabalham na Internet. Um servidor remoto para empresas mais pequenas está localizado num centro de dados ou numa estação do fornecedor que controla o equipamento. Os clientes acedem ao servidor através da Internet.