Buraco de esgoto: tipos e caraterísticas, como escolher corretamente
- 27.02.2025
As fossas sépticas de esgoto e os poços de drenagem são necessariamente cobertos por caixas de visita especiais. Eles isolam os buracos para que animais ou pessoas não caiam neles. As escotilhas são fixadas de forma segura e, se necessário, dão acesso à manutenção dos serviços subterrâneos. São instaladas em redes de aquecimento, condutas de gás, esgotos, em locais onde são colocadas linhas telefónicas ou eléctricas. Vejamos os tipos e as caraterísticas das caixas de visita para esgotos, alguns conselhos sobre a escolha.
O que são caixas de visita para esgotos
Em primeiro lugar, as caixas de visita para esgotos diferem consoante a sua finalidade:
- As caixas de visita para inspeção de esgotos são instaladas nos locais onde os sistemas se ramificam, onde o diâmetro da tubagem muda, nas curvas e noutros locais onde são possíveis entupimentos ou falhas no funcionamento do sistema de esgotos. Isto permite um acesso rápido aos trabalhadores manuais.
- As caixas de visita para esgotos pluviais são instaladas sobre as caixas de visita para águas pluviais. Têm buracos feitos nelas. A água flui através delas e é depois drenada.
As caixas de visita para esgotos diferenciam-se pelo tipo de carga:
- A15 - caixas de visita ligeiras. Estas caixas de visita são instaladas em zonas pedonais, canteiros de flores.
- B125 - caixas de visita de peso médio, que são utilizadas em passeios, parques de estacionamento e faixas de rodagem de parques.
- C250 - são caixas de visita pesadas que são colocadas em estradas urbanas para automóveis.
- D400 são caixas de visita de tronco maciço. São utilizadas em auto-estradas largas com muito tráfego e em estações de serviço.
- E600 - são caixas de visita extra pesadas, utilizadas em aeródromos, em terminais de armazenamento e em auto-estradas com tráfego intenso.
- F900 - são caixas de visita extra pesadas de resistência reforçada, colocadas em aeródromos e outros objectos com condições de funcionamento extremas.
Como escolher uma caixa de visita para esgotos
Consideremos os principais critérios de seleção. As caixas de visita para esgotos diferem em termos de material:
- As caixas de visita de ferro fundido suportam uma carga elevada e não enferrujam. São utilizadas onde existe um movimento intenso de peões e automóveis. São bastante caras, mas duram pelo menos 50 anos.
- As caixas de visita de areia polimérica são produzidas através da compressão de areia seca e plástico. São fabricadas em diferentes cores. Isto torna-as invisíveis. É possível fazer coincidir a câmara de visita com a cor da superfície do caminho pedonal.
- As caixas de visita de plástico resistem às variações de temperatura e são fabricadas em qualquer cor. São utilizadas para cobrir as caixas de visita onde não há carga sobre a superfície.
- As caixas de visita em compósito de polímero são feitas de material polimérico combinado com fibra de vidro. São leves e amigas do ambiente, resistentes ao desgaste. Estes produtos são utilizados em caminhos pedonais, em parcelas de jardim.
Além disso, a portinhola é escolhida em função da carga. Os produtos têm uma marcação, que determina o objetivo do produto. Para caminhos pedonais e zonas ajardinadas são adequados modelos mais leves. Em parques e áreas de lazer, é especialmente importante que a escotilha não atraia a atenção e tenha altas propriedades de isolamento acústico. Portanto, são escolhidos produtos feitos de plástico e material de areia de polímero. Para auto-estradas, é mais adequado um bueiro de ferro fundido que pesa mais de 50 kg. Quando uma câmara de visita deste tipo é atingida por um carro, não sai do sítio. Graças a isto, a câmara de visita permanece fechada. Num terreno de herdade e numa dacha, será suficiente cobrir as caixas de esgoto com caixas feitas de polímeros.