Smart TV: o que é, caraterísticas, como funciona
- 18.01.2025
A tecnologia Smart TV permite-lhe ligar o seu televisor à Internet. Isto expande significativamente as possibilidades da sua utilização, tornando-se um dispositivo multimédia. Assim, na TV pode utilizar aplicações e serviços, jogos, ver vídeos em streaming, streams.
Como funciona a Smart TV
A Smart TV é um chipset incorporado no sistema de televisão. Está ligado ao adaptador wi-fi, ao bluetooth e a outros dispositivos. O modo de funcionamento desta tecnologia é semelhante ao dos smartphones, computadores ou tablets:
- São apresentados os ícones do ambiente de trabalho e dos programas.
- O armazenamento de dados está disponível.
- Pesquisa por voz.
- É possível ligar uma pen USB e ver o que está lá dentro, mover ficheiros para a memória da Smart TV.
Para utilizar a Smart TV, ao ligar pela primeira vez, registe uma conta no sítio Web da empresa ou no próprio aparelho. Aparecem dicas de ferramentas no ecrã. Quando a conta é criada, é possível aceder a aplicações, jogos e outras funcionalidades da Smart TV.
Os utilizadores podem descarregar e instalar programas, aplicações e widgets da mesma forma que num smartphone ou portátil. Dependendo das tarefas, a velocidade da Internet pode exigir velocidades diferentes: ao descarregar serviços como o Google.Docs, a velocidade mínima é adequada; ao ver vídeo 4K, é melhor utilizar um canal a partir de 100 mBit/s.
A Smart TV pode ser controlada de várias formas:
- Através de um controlo remoto clássico. Existem comandos que funcionam como um ponteiro laser, imitando as acções de um rato de computador.
- A Smart TV pode ser controlada com um smartphone através de uma aplicação.
- É possível o controlo por voz e por gestos.
É possível ligar um rato ou um teclado sem fios a uma Smart TV. Isto torna-a num computador pessoal. Pode imprimir documentos de texto e trabalhar com editores de fotografia.
Funcionalidades da Smart TV
Na tecnologia Smart TV, são utilizados vários tipos de sistemas operativos:
- O Android está instalado nas Smart TVs da Sony, Sharp e outros fabricantes. Este sistema é simples e compreensível para os utilizadores, pois é semelhante à plataforma para smartphones.
- O Tizen é um sistema operativo da Samsung. É considerado um dos mais fáceis de utilizar. Pode ser incorporado num sistema doméstico inteligente.
- O Webos é desenvolvido pela LG. Este sistema operativo tem muitas opções úteis para os utilizadores.
- O Firefox OS é desenvolvido pela Mozilla e está instalado na Panasonic Smart TV.
Quais são as possibilidades da Smart TV?
- É possível criar uma rede única e combinar diferentes dispositivos digitais como a televisão, o computador, o smartphone, a câmara de vídeo e outros. Isto facilita a partilha de informações.
- Através da Smart TV é possível utilizar as redes sociais e escrever mensagens.
- As Smart TV estão equipadas com uma câmara. Podem ser utilizadas para videochamadas como o Skype.
- Estão disponíveis subscrições de música e de filmes.
- É possível navegar na Internet como se fosse um browser.
- É possível ligar um computador portátil, uma pen USB ou um smartphone à Smart TV.
- Para os amantes de jogos, a Smart TV, onde está instalado o sistema operativo Android, é a mais adequada.
A Smart TV não depende da televisão terrestre. Agora já não precisa de estar à espera do seu programa ou filme preferido. Pode vê-los em qualquer altura, tal como num smartphone ou tablet.
A principal vantagem da Smart TV é que estão disponíveis todas as mesmas funcionalidades que num smartphone ou computador, só que tudo é apresentado num grande ecrã LCD. É um cinema em casa, uma consola de jogos e um visualizador de fotografias. As capacidades da Smart TV variam consoante o equipamento, a capacidade de armazenamento, a quantidade de RAM e as caraterísticas de outros elementos do sistema.