Vareta giratória: tipos, características, como escolher
- 27.08.2023
Para escolher a cana certa para fiar, é necessário ter em conta o seu design. Disto depende o seu peso, manobrabilidade e conveniência de entrega no local de pesca. A potência da cana determina o peso da isca adequada, a sua estrutura ou flexibilidade afecta a técnica de pesca. Considerar estas características e características das canas de fiar.
Tipos de canas de fiar
A principal diferença entre as canas de fiar reside na sua conceção. As canas de fiar são compostas por dois ou três segmentos. Pesam um pouco e são duráveis. As canas de pesca telescópicas são feitas de quatro ou seis elementos, que se chocam entre si. Isto reduz a fiabilidade destes modelos. No entanto, a sua vantagem é a compacidade. Os elementos de uma cana de pesca telescópica deslizam uns para os outros. Quando dobrados, têm cerca de 60 cm.
A ação da cana para a pesca:
- A cana de ação extra-rápida dobra apenas a parte superior, que corresponde a um quarto do seu comprimento.
- A cana de ação rápida dobra metade do seu comprimento.
- A cana de ação moderada-rápida dobra três quartos do seu comprimento.
- A cana de ação lenta dobra todo o comprimento em arco.
Quanto mais flexível for a cana, mais longe será o lançamento. Suaviza os solavancos bruscos dos peixes grandes. Isto reduz a probabilidade de quebrar a linha de pesca. Uma cana rígida extra-rápida tem a maior margem de segurança. No entanto, os golpes dos peixes são pior amortizados. Na maior parte das vezes, os pescadores utilizam canas de pesca rápidas e moderadamente rápidas, pois são mais versáteis.
Alguns tipos de canas para a pesca
- A cana ligeira é concebida para iscos de 0 a 10 g. É adequada para pequenos wobblers, vários elementos giratórios e oscilantes. Captura peixes até 2 kg de peso.
- A cana média é concebida para iscos de 10 a 30 g. Pode utilizar wobblers pesados e iscos giratórios, iscos com cabeça de jig, cujo peso não seja superior a 25 g. Com uma cana deste tipo, é possível apanhar peixes de 3 a 6 kg.
- A cana extra pesada é feita para iscos que pesam mais de 60 g. Foi concebida para peixes-troféu de tamanhos especialmente grandes.
Características das canas de fiar
Em comprimento, as canas de pesca são de três tipos:
- curta - de 1,4 a 1,8 metros;
- média - de 1,9 a 2,7 m;
- longas - de 2,8 a 3,5 metros.
Os modelos mais compridos são utilizados se a albufeira for grande e for necessário efetuar lançamentos longos, a captura será feita a partir da margem. Uma cana curta é adequada para pescar numa pequena massa de água ou a partir de um barco. Se a costa estiver coberta de arbustos e árvores, um modelo compacto será o ideal. Na maioria das vezes, são compradas varas giratórias de comprimento médio de 2,4 a 2,8 metros. Este tipo de equipamento é fácil de controlar. É conveniente manobrar o isco e apanhar peixes grandes.
Na maioria das vezes, a cana é atualmente feita de carbono com fibras de vidro ou carbono de alto módulo. Trata-se de um material forte e leve. No entanto, é frágil, pelo que tem um enchimento elástico no seu interior. Existem também canas de pesca ocas. As canas de pesca são feitas de fibra de vidro. Trata-se de um material flexível, difícil de partir. No entanto, estes modelos são pesados.
Como escolher uma cana de fiar
Para escolher a cana certa para fiar, é importante ter em conta a massa de água em que se vai pescar, o tipo e o peso dos peixes que aí prevalecem e os iscos que vão ser utilizados. Daí depende a escolha das técnicas de fiação adequadas e do tipo de cana de fiar necessário para o efeito.