Branqueamento dos dentes: tipos, características, prós e contras
- 12.12.2022
Poucas pessoas têm um sorriso naturalmente branco. E assim querem brilhar com ele como estrelas de Hollywood. É por isso que existem procedimentos especiais para o branqueamento dos dentes. Alguns deles são instantâneos, enquanto outros requerem vários procedimentos ou mesmo um mês para mostrar os resultados. Cada tipo de branqueamento dos dentes tem as suas próprias características distintivas. Com instrumentos e equipamentos dentários modernos é possível alcançar resultados surpreendentes.
Fluxo de ar
Isto não é um tratamento branqueador porque é feito de forma mecânica. A placa é removida e o amarelamento é reduzido, e o tártaro é removido. No entanto, a sombra não é significativamente alterada. O fluxo de ar é realizado antes do branqueamento. O produto penetra então melhor no esmalte.
Branqueamento químico
São utilizados géis à base de peróxido de hidrogénio ou carbamida. Atacam até 20% do esmalte e não penetram demasiado fundo. Os dentes são branqueados por 5-7 tons.
Prós:
- O efeito é imediato.
- O efeito é uniforme.
- O custo é moderado.
Das desvantagens:
- Pode haver uma forte sensibilidade dentária durante e após o procedimento.
- São necessárias várias sessões para alcançar os melhores resultados de branqueamento.
Branqueamento dos dentes com uma lâmpada UV
Um produto especial é aplicado na superfície frontal dos dentes superiores e inferiores e tratado com uma lâmpada de luz UV. O tratamento dura de 15-30 minutos. Os dentes são branqueados a 8-10 tonalidades. O efeito é instantâneo. A desvantagem é que os dentes podem doer durante o procedimento e durante algum tempo depois.
Branqueamento a laser
Um agente branqueador activa um raio laser. A peculiaridade do procedimento é que cada dente é tratado separadamente. Vantagens:
- A sombra é iluminada por até 12 tonalidades.
- Durante o procedimento, o cliente não sente qualquer desconforto.
- O equilíbrio ácido não é perturbado na cavidade oral.
- O esmalte é reforçado.
Naturalmente, as desvantagens:
- A duração do procedimento é de cerca de uma hora.
- A lixiviação pode ser desigual.
- Custo elevado do serviço.
Branqueamento doméstico
Existem vários tipos de branqueamento dos dentes caseiros:
- Um gel especial com ureia ou peróxido de hidrogénio vem com a boquilha. O produto é aplicado nos dentes e é colocado um protector bucal. O clareamento é feito a um nível de branqueamento de 5-8 tons. O curso do tratamento dura um mês.
- Tiras nas quais é aplicado gel de peróxido de hidrogénio. A tira é colada sobre os dentes durante 30 minutos. Branqueamento dos dentes por 3 a 5 tonalidades, pode ser desigual. Depende de quão apertada e uniformemente a tira é colada. Não é provável que seja muito eficaz de uma só vez. É necessário colar as tiras várias vezes.
- Géis e vernizes que são aplicados nos dentes com uma escova e não são enxaguados. O procedimento é repetido durante 2 semanas. O branqueamento é leve, apenas 1 a 3 tonalidades.
- As pastas de dentes tornam os dentes mais leves por 1 tom com uso prolongado.
Uma desvantagem do branqueamento dentário caseiro é que o efeito não é imediato. Poderá ter de repetir o tratamento várias vezes ou regularmente durante um mês. Isto deixa-o desconfortável e tem de esperar pelo resultado. As gengivas podem ficar irritadas e os dentes podem tornar-se mais sensíveis.
Qual é a melhor maneira de branquear os dentes? Esta é uma questão individual porque todos chegam a uma decisão baseada em possibilidades financeiras e qual o método adequado para os seus dentes. Os procedimentos domésticos são os mais suaves, mas demoram consideravelmente mais tempo. O branqueamento químico e foto-branqueamento pode causar uma desagradável sensibilidade ao esmalte e será necessária uma remineralização. O clareamento a laser é melhor.