Armários e estantes de telecomunicações: O que são, tipos, usos
- 13.01.2023
Os armários de telecomunicações são também conhecidos como racks de servidores. É uma construção que é selada à frente e atrás. As portas do painel lateral são frequentemente perfuradas para permitir uma melhor ventilação do conteúdo. A porta frontal é normalmente feita de plexiglass e possui um sistema de fecho.
Finalidade e características chave dos armários de telecomunicações
Ao conceber um armário de telecomunicações, é tida em conta a natureza específica do equipamento técnico a armazenar no mesmo. Estes incluem modems, servidores e centrais telefónicas. Trata-se de equipamento caro que precisa de ser protegido contra roubo. Os armários de telecomunicações fazem um bom trabalho. Tornam possível localizar confortavelmente e ligar correctamente o equipamento. A rotulagem torna a manutenção subsequente muito mais fácil.
As estantes de telecomunicações são resistentes à influência desfavorável de factores externos. Estão equipados com um recinto à prova de poeira e têm uma temperatura estável no seu interior.
As versões para utilização no interior de edifícios aquecidos não são tão exigentes. Estes recintos são extremamente fáceis de utilizar.
Armários de telecomunicações à prova de intempéries
Numerosas soluções de quadros eléctricos são utilizadas nas empresas. Asseguram a integridade do equipamento e evitam qualquer dano ao mesmo. Os armários de telecomunicações à prova de intempéries são os mais procurados. A principal característica destes racks de servidores é que podem ser instalados no exterior.
O equipamento deste tipo permite fornecer serviços de telecomunicações ao mais alto nível, proporciona segurança nos canais de comunicação. Em muitos casos, o equipamento caro tem de ser instalado ao ar livre e em salas não aquecidas, onde requer protecção adicional.
Os armários de telecomunicações à prova de intempéries protegem o equipamento contra humidade, luz solar, poeira e roubo não autorizado. A temperatura óptima no interior dos armários é mantida por ventilação. Podem ser arrefecidos activa ou passivamente.
Dicas de selecção
Os racks do servidor são escolhidos com base nos seguintes parâmetros:
- Quais são as características do equipamento que será colocado nos mesmos.
- A altura, profundidade e finalidade das estantes são levadas em consideração.
- A instalação de hardware deve ser acessível.
- A dimensão da sala em que o recinto vai ser utilizado é também relevante. As dimensões do armário devem ser consistentes com o tamanho da sala e é importante que haja espaço suficiente para se movimentar.
A altura e profundidade do armário de telecomunicações determinam a quantidade de equipamento que pode ser alojado no mesmo. Se houver muitos componentes, vale a pena escolher um modelo grande, de pé, de chão. Não tente substituí-lo por vários compactos - a integridade do sistema não deve ser comprometida.
Os armários de telecomunicações variam em profundidade de 45 cm a 1 m. A profundidade dos armários de telecomunicações varia entre 45 cm e 1 m. Na fase de selecção, devem ser tidas em consideração as propriedades particulares do equipamento a armazenar. Os modelos com uma profundidade superior a 60cm são geralmente a escolha preferida.
Os armários de telecomunicações podem ser universais, servidores ou armários de computadores. O primeiro tipo é o mais procurado. Os desenhos de uso geral requerem um método de instalação em pé no chão. Estão equipadas com portas de vidro ou de metal. Alguns fabricantes fazem armários com portas articuladas por encomenda. Tanto as modificações na parede como no chão podem ser de construção pré-fabricada ou soldada. Os armários pré-fabricados são mais móveis, enquanto que a principal vantagem dos armários soldados é a sua elevada durabilidade.