Tipos e características dos veículos de recuperação de veículos e as suas capacidades
- 16.04.2023
Em acidentes de trânsito, catástrofes naturais ou violações de estacionamento, os naufrágios são utilizados para transportar veículos. Estes são veículos especiais que estão equipados com elementos de elevação e fixação de veículos. Difere na concepção da plataforma, capacidade de carga útil, e tipo de equipamento de elevação.
Características dos destroços de veículos em fim de vida
Um destruidor de carros é composto por vários elementos:
- Uma plataforma deslizante feita de metal resistente, sobre a qual o veículo é posicionado.
- Carris com um chassis que são accionados por um mecanismo hidráulico. A plataforma do demolidor assenta sobre os carris.
- Um guincho eléctrico move o veículo para a plataforma.
- Suportes hidráulicos que proporcionam estabilidade ao reboque.
- Adaptadores, garras que fixam a máquina ao guincho e à plataforma, e outros elementos.
É possível carregar veículos grandes ou pequenos, veículos com pouco espaço livre, ou veículos com rodas danificadas num tipo apropriado de demolidor. Também é possível conduzir um veículo para a plataforma por conta própria.
Opções de reboque
A funcionalidade dos reboques é mais ou menos a mesma. O que difere é como eles funcionam. Os reboques com guincho têm rampas que podem acomodar o veículo depois de o guincho o levantar. Alguns reboques têm guindastes em vez de um guincho. As plataformas vêm numa variedade de configurações:
- Uma plataforma elevatória facilita o carregamento de barcos, iates, carros desportivos com muito pouca distância ao solo. Estende-se, inclina-se e depois levanta de novo para a posição após a carga ter sido levantada e fixada.
- Os camiões recuperadores são compactos, e são utilizados em áreas urbanas, porque podem caber através de estradas estreitas e entre carros.
- Os camiões de gancho e corrente não estão equipados com uma plataforma. Fixam o veículo com ganchos em correntes de carga pesada e levantam a parte dianteira.
- Os reboques integrados utilizam um elevador de rodas combinado com uma lança num único mecanismo. Pode manusear veículos pesados.
Os veículos especiais com carga limitada distinguem-se por uma base encurtada. O veículo está estacionado na plataforma apenas com as rodas da frente. Isto aumenta a maneabilidade da empilhadora.
Os veículos novos são transportados em reboques de dois andares. A plataforma superior é fixada com segurança e vem numa configuração quebrada.
As capacidades dos reboques são utilizadas para tais tarefas:
- Os carros danificados após um acidente são apanhados por um demolidor equipado com um manipulador de grua. É capaz de reparar e mover mesmo veículos muito danificados.
- Os veículos de recuperação são levados para o parque de reboque se estiverem estacionados num local invulgarmente impróprio.
- Os veículos especiais são utilizados não só para transportar veículos, mas também maquinaria de grande porte, equipamento, peças de museu e outros itens de grande porte.
- Os destroços são utilizados para desimpedir estradas.
Os naufrágios são fabricados como veículos especiais autónomos e como reboques para o veículo. O veículo é parcialmente montado num semi-reboque, enquanto que o veículo é completamente colocado no reboque.
Para sedans e pequenos carros é utilizado o equipamento especial de carregamento com uma plataforma com estrutura baixa, carregamento parcial ou total. Os veículos grandes e pesados são transportados em naufrágios de grande porte e de grande capacidade.