Tipos de veículos de demolição e suas aplicações
- 31.05.2023
Quanto mais carros circulam nas estradas, mais o tráfego está activo e os acidentes ou o estacionamento em locais inadequados ocorrem com mais frequência. Torna-se necessária uma recuperação de emergência do veículo. Para o efeito, recorre-se a um equipamento de carga especial - os demolidores. Estes elevam o veículo para uma plataforma. O veículo é fixado de forma segura na plataforma para um transporte seguro. Vejamos os principais tipos de destroçadores e as características da sua aplicação.
Camião de reboque com guincho
Este é um modelo comum, cujos principais elementos são uma plataforma e um guincho. O veículo é elevado para a plataforma por um guincho eléctrico ou hidráulico. Pode deslocar-se sobre a plataforma para facilitar o carregamento.
Se o veículo tiver pouca distância ao solo, são utilizadas plataformas basculantes ou dispositivos auxiliares: chassis ou rampas de carga, que são retirados durante o trabalho. Um reboque com guincho também está equipado com cintas para fixar o veículo no lugar.
Veículo de recuperação com plataforma deslizante
A plataforma é hidroeléctrica e desliza até ao nível do solo com um dos lados. O processo de carregamento é rápido e suave para o veículo. Um carro desportivo ou um barco podem ser facilmente carregados em cima do equipamento.
Veículo de recuperação com manipulador hidráulico
Uma grua é mais potente e manobrável do que um guincho. Os camiões de reboque com manipuladores hidráulicos estão equipados com plataformas rectas ou curvas. São utilizados para tarefas como
- levantar um veículo muito danificado;
- retirar um veículo de uma vala ou de um poço
- carregar um veículo com problemas electrónicos ou de direcção
- transportar da fábrica veículos novos com um interruptor de ignição bloqueado;
- entregar produtos metálicos, blocos de fundação e outras cargas de grandes dimensões.
Camiões de reboque com carga parcial
O veículo é fixado à frente ou atrás. O outro par de rodas move-se na estrada. Se todas as rodas estiverem bloqueadas, um veículo de recuperação parcial não serve.
Tem a vantagem de ser manobrável e pode ser conduzido em auto-estradas movimentadas e estradas urbanas sinuosas. Um reboque de carga parcial é adequado para mover veículos no parque de estacionamento subterrâneo devido à sua baixa altura.
Utilização invulgar de camiões de reboque
Vários veículos podem ser transportados num único veículo de recuperação de carga completa. Algumas plataformas podem ser utilizadas para transportar dois carros na totalidade. Também é possível rebocar um veículo totalmente carregado e o outro parcialmente carregado. É importante ter em conta que o reboque deve ser concebido para o peso da carga.
Existem reboques de dois andares concebidos para transportar vários automóveis. Estão equipados com plataformas e fixações resistentes. Podem ser-lhes fixados cinco, sete ou mais veículos.
Os reboques são utilizados em função das tarefas e das características do veículo a elevar para a plataforma e a transportar. Um reboque clássico com um guincho é adequado para a recuperação de um automóvel em bom estado com uma distância ao solo normal. Os automóveis acidentados podem ser levantados com gruas de recuperação. Para o carregamento mais delicado, é necessário um veículo de recuperação com uma plataforma móvel.