Aparelho de terapia por ultra-sons: o que é, como funciona, aplicação
- 15.01.2025
O ultrassom é usado em procedimentos terapêuticos. Para a sua geração, é utilizado um dispositivo especial, que emite ondas ultra-sónicas. Quando expostas aos tecidos, provocam a sua compressão e alongamento sob a forma de micro-movimentos. A extremidade superior da gama de frequências das ondas de ultra-sons é utilizada para tratar tecidos profundos. A extremidade inferior da gama é incluída para reparar inflamações mais próximas da superfície da pele. Vejamos o que são estes aparelhos, como funcionam e para que são utilizados.
Aparelhos de terapia por ultra-sons
Um aparelho de terapia por ultra-sons é uma pequena peça de equipamento. Um aparelho portátil tem os seguintes elementos básicos
- Um sistema multifrequencial incorporado.
- Cabeças de ultra-sons que emitem frequências de 1 ou 3 MHz.
- Visor, onde se podem definir os parâmetros das ondas de ultra-sons, ajustar o modo de funcionamento por impulsos ou contínuo.
Nos modelos avançados, estão disponíveis vários programas incorporados para doenças específicas. Os parâmetros das ondas de ultrassom são ajustados automaticamente de acordo com o modo selecionado.
Um transdutor especial da máquina de ultra-sons é conduzido sobre uma área do corpo. Através dele, são transmitidas vibrações ultra-sónicas, que são geradas no aparelho. O doente sente uma ligeira vibração.
Os aparelhos de terapia por ultra-sons não requerem quaisquer consumíveis. O aparelho funciona com pilhas ou com corrente eléctrica. Estão disponíveis vários modelos de aparelhos de ultra-sons com botões e ecrã ou com um painel tátil. A funcionalidade dos aparelhos de terapia por ultra-sons pode ser ampliada com módulos para terapia por laser, eletroterapia e magnetoterapia. Também têm um efeito terapêutico nos tecidos do corpo humano.
Aplicações dos aparelhos de terapia por ultra-sons
Os ultra-sons têm os seguintes efeitos terapêuticos
- Reparação dos tecidos.
- Aumento da permeabilidade da pele para melhorar a penetração do medicamento através das glândulas sebáceas, dos folículos pilosos e das condutas de suor.
- A massagem dos tecidos a nível celular estimula as moléculas a deslocarem-se mais rapidamente. Isto ativa os processos metabólicos nos tecidos.
- Os níveis de pH são normalizados.
As ondas de ultra-sons são utilizadas para restabelecer a condução das fibras nervosas e eliminar os espasmos. Este efeito aumenta a permeabilidade das paredes dos vasos e a imunidade local. Em caso de edema, o líquido é drenado mais rapidamente e os tecidos regeneram-se.
Os aparelhos de terapia ultra-sónica são utilizados para tratar estas doenças:
- Artrite e osteoartrite.
- Infertilidade.
- Gastrite, pancreatite.
- Lesões dos tecidos de vários graus de gravidade, entorses.
- Cicatrizes na pele.
- Patologias dentárias e outras.
A terapia por ultra-sons é eficaz para a reabilitação e restauração da saúde e serve como um suplemento ao tratamento principal. O procedimento é indolor e seguro. No entanto, a exposição aos ultra-sons não deve ser realizada de forma independente sem a prescrição de um médico. Só um especialista pode determinar a adequação deste procedimento e o modo apropriado de exposição às ondas de ultra-sons.