Misturador de lavatório: tipos e características, como escolher
- 27.12.2022
As torneiras dos lavatórios são feitas em diferentes formas e desenhos, para que se possa escolher o adequado para um lavatório grande ou pequeno. Também se baseiam na funcionalidade, na forma e na localização do bico. Aqui estão algumas dicas para a escolha dos tipos mais comuns de torneiras misturadoras.
Que tipo de torneiras misturadoras existem
Tipo de construção das torneiras misturadoras:
- Torneira de duas válvulas. Uma torneira controla a água quente; a outra torneiras controla o fluxo de água fria on/off. A torneira de cerâmica será danificada por impurezas em água dura, pelo que se recomenda a instalação de um filtro no abastecimento de água.
- Misturador de uma só alavanca. O fluxo da água é controlado pelo joystick. Pode ajustar rápida e facilmente a temperatura e o fluxo. Se uma válvula de esfera for difícil de rodar, pode ser inconveniente operar. O joystick tem um cartucho cerâmico no seu interior que pode ser danificado por grãos de areia, pelo que é aconselhável instalar um filtro.
- Misturador de sensores. A água flui automaticamente quando um sensor infravermelho reage a uma mão a ser agarrada. O caudal e a temperatura são definidos no visor. A misturadora requer uma fonte de alimentação ou substituição regular das baterias. Também não é conveniente aspirar água através do misturador sensor, porque é necessário manter a mão debaixo da torneira o tempo todo para activar o fluxo.
- Uma torneira com um termóstato. Têm uma alavanca que fixa a temperatura e outra que regula o fluxo da água. O termóstato controla a temperatura do fluxo, equilibrando automaticamente a quantidade de água fria e quente e a força da pressão. É o mais confortável em uso - não é necessário virar as torneiras sempre ou ajustar o ângulo do joystick para obter a água à temperatura certa.
Onde montar o misturador:
- Na bacia hidrográfica - a forma mais comum de instalar a torneira.
- Na bancada - o bico misturador paira sobre o lavatório. Embora tenha estilo, é menos prático. A água vaza para a bancada das mãos molhadas quando se desligam as válvulas ou a válvula de pé.
- Na parede por cima do lavatório - este posicionamento da torneira misturadora poupa espaço e parece original. Uma desvantagem - é difícil de instalar. Se for necessária uma reparação, terá de remover o azulejo da parede, que esconde as ligações eléctricas.
Como escolher uma torneira
Antes de mais, decidir sobre o tipo de misturador: alavanca, desenho de joystick ou controlo de sensor. Eles decidem se deve ser instalado no lavatório, na bancada ou na parede. Também prestam atenção à construção da válvula ou alavanca e se esta é ergonomicamente correcta, fácil de rodar, ou se o joystick se move facilmente.
O material tem um grande impacto na aparência e no tempo de vida do misturador:
- Latão - uma liga de cobre e zinco, a mais durável.
- Aço inox - o material é forte, não corrosivo.
- A silumina é uma liga de alumínio-silício. O material não é forte e a superfície brilhante do metal perde rapidamente o seu atractivo.
- Cerâmica - parece opulenta mas é um material muito frágil.
- Polímero ABS - cores brilhantes e formas invulgares dão um toque de originalidade ao desenho, mas não é um material durável.
A forma do bico determina a facilidade de utilização da torneira. Pode ser curto, direito ou alto e arqueado, estacionário ou móvel. A forma que melhor depende do tamanho da bacia e se será necessário encher grandes recipientes com água. Se quiser lavar debaixo da água do banho, o bico misturador tem de ser suficientemente alto. O bico também pode ser flexível, o que é importante se tiver de ser virado ou inclinado na direcção desejada.