O que é bitcoin, porque é necessário, prós e contras das moedas criptográficas
- 25.12.2022
Em termos simples, o bitcoin é um novo tipo de dinheiro digital, uma moeda virtual protegida por chaves criptográficas de encriptação. Mas a moeda criptográfica não está num cartão bancário porque não tem nenhum banco. Este dinheiro nunca pode ser visto ou tocado com as suas mãos, nem pode ser retirado ou colocado numa carteira clássica. As moedas bitcoins podem ser armazenadas em carteiras especiais de moedas criptográficas com protecção séria contra hacking e fraude. O que preciso de saber sobre o bitcoin antes de tentar trabalhar com ele?
Porque é que o bitcoin é tão popular
As pessoas utilizam o bitcoin por diferentes razões. Alguns sempre foram seduzidos pela oportunidade de ganhar dinheiro rápido e fácil. Algumas pessoas tentam lucrar com as flutuações do bitcoin e outras já fizeram uma fortuna. Para outros, trabalhar com moeda criptográfica torna muitas operações muito mais fáceis: não há uma contabilidade e controlo rigorosos a partir das estruturas estatais, não há limites para a transferência de fundos, muitos tipos de comissões, impostos, etc.
Muitos também vêem o sistema de moeda criptográfica como mais seguro e à prova de inflação. Quando há uma crise económica, alguns bancos centrais encomendam a impressão de novas notas, o que pode fazer com que o papel-moeda desça de valor ao longo do tempo ou se torne completamente inútil. Isto leva à inflação. O Bitcoin, por outro lado, tem um fornecimento fixo de 21 milhões de moedas. Como as novas moedas não podem entrar em circulação, é mais resistente à inflação. Em vez de uma sensação de incerteza, o bitcoin proporciona uma sensação de relativa estabilidade, embora seja justo dizer que a sua taxa de câmbio pode flutuar amplamente. Só no último ano, o bitcoin passou de $67.000 (em Novembro de 2021) para $20.000 (agora). Com base na quantidade de bitcoin que caiu nos últimos seis meses, o bitcoin poderia ser um investimento muito bom.
Prós e contras das moedas criptográficas
A moeda criptográfica tem uma série de vantagens, por exemplo:
- Proporciona um anonimato completo nas transferências de fundos.
- Para utilizar a moeda criptográfica, tudo o que necessita é uma ligação à Internet, um portátil ou um smartphone.
- A moeda criptográfica pode ser utilizada e trocada em qualquer altura, em qualquer lugar e em todo o mundo.
Algumas desvantagens das moedas criptográficas:
- As moedas bitcoins podem ser tanto ganhas como perdidas devido à queda das taxas de câmbio.
- Se transferir acidentalmente fundos para o endereço errado, a transacção já não pode ser revertida ou reembolsada.
- As taxas de câmbio do bitcoin não são estáveis. Quanto mais popular a moeda criptográfica, mais cara é, mas é afectada por muitos factores que são difíceis de prever. A taxa pode subir ou descer apenas por causa de um único tweet de Ilon Musk ou outra pessoa influente.
- As bitcoins são limitadas em quantidade e são chamadas de ouro digital por uma razão.
- Até agora, nem todas as lojas têm capacidade para pagar com moeda criptográfica.
Até à data, nem todos os países do mundo legalizaram totalmente a bitcoin. Em alguns estados, esta moeda criptográfica é reconhecida como um sistema de pagamento oficial. Há países que estão a tentar pô-lo em circulação, e algures ainda está proibido. Por conseguinte, antes de começar a utilizar bitcoin, é necessário descobrir qual é a situação no seu estado particular e familiarizar-se com as regras fiscais e de utilização.