O que é um andaime: tipos, aplicação, como escolher
- 22.02.2025
Os andaimes são equipamentos concebidos para trabalhos em altura. São constituídos por uma estrutura sob a forma de tubos ligados, degraus ou escadas e plataformas sobre as quais os trabalhadores se apoiam. Os andaimes diferem em termos de conceção, peso e método de utilização.
Andaimes de armação
Os andaimes de armação utilizam tubos de pequeno diâmetro e pranchas de madeira. Isto reduz o peso da estrutura. Vantagens dos andaimes de estrutura:
- Baixo custo do equipamento devido ao facto de ser utilizado menos metal do que noutras estruturas.
- Montagem e desmontagem rápidas devido ao pequeno número de elementos. O fecho de ligação das peças do andaime é simples e resistente. A construção é fiável e segura.
A principal desvantagem dos andaimes de estrutura é a sua baixa capacidade de carga. O peso admissível por metro quadrado não deve exceder 200 kg. Por conseguinte, são mais frequentemente utilizados para trabalhos de restauro ou acabamento no exterior de edifícios com a utilização de materiais não pesados. Uma particularidade é que só podem ser instalados numa superfície reta.
Andaime em cunha
Trata-se de uma estrutura robusta que pode suportar 500 kg por m². A estrutura do andaime em cunha é feita de tubos perfilados. A estrutura do andaime é feita de tubos perfilados e tem uma prancha metálica mais grossa. Os andaimes em cunha são utilizados para vários trabalhos de acabamento no interior e no exterior do edifício. Podem servir como sistema de suporte para cofragem e como base para palcos de concertos. Podem ser instalados à volta de objectos de qualquer forma.
A espessura dos tubos do andaime em cunha é pequena. Graças a este facto, o peso da estrutura é reduzido. A desvantagem deste tipo de equipamento é o facto de haver uma possibilidade limitada de ajustar a altura da camada e o ângulo de rotação do andaime.
Andaimes de pinças
A particularidade da conceção deste equipamento é o facto de ser montado a partir de tubos de igual diâmetro e ligado com braçadeiras. Os andaimes de grampo estão localizados perto de objectos de qualquer forma: rectangulares, arqueados, redondos. Podem ser instalados em alturas diferentes.
Os andaimes de grampo são utilizados para trabalhos de acabamento a uma altura de até 60 metros ou a uma altura inferior de 20 metros. São fáceis de armazenar, uma vez que os tubos de igual tamanho e as braçadeiras ocupam pouco espaço.
Andaime de pinos
Esta construção caracteriza-se pela elevada espessura das paredes dos tubos. Devido a este facto, o seu peso aumenta. No entanto, proporciona uma maior estabilidade. Os andaimes de pinos são fáceis de montar, uma vez que utilizam travessas, postes e ligações com pinos.
A desvantagem desta construção é que só pode ser montada em linha reta ao longo da fachada. Devido ao seu grande peso, os andaimes de pinos são caros e requerem um transporte de maior capacidade para a entrega.
Como escolher um andaime
Para escolher o andaime certo, preste atenção a estas caraterísticas:
- Altura de montagem.
- A carga sobre a plataforma. O trabalho em altura requer a elevação de materiais. O seu peso esperado é calculado. Isto é especialmente importante quando se trabalha com tijolos ou se faz o acabamento da fachada com pedra.
- Tipo de trabalho de construção.
- A forma do objeto junto ao qual o andaime será instalado.
Se houver uma diferença de altura, se o edifício tiver uma forma redonda ou outra forma não normalizada, será adequado um andaime em forma de cunha ou de pino. Se o peso dos materiais for baixo e a altura do objeto for pequena, o andaime de estrutura é adequado. Quando é necessária uma elevada estabilidade, o andaime de pinos é adequado.