O gravador de madeira: o que é, como funciona e as suas utilizações
- 17.01.2023
Engraver é o nome do dispositivo que é utilizado para processar superfícies feitas de material durável, incluindo madeira. Com a ajuda de tal dispositivo, dar forma às peças de madeira, aplicar-lhes padrões e inscrições, fazer elementos decorativos para mobiliário, molduras para quadros e outros produtos semelhantes. A escolha certa do gravador depende de quão fácil, preciso e seguro será o trabalho.
Como funciona o gravador
A ferramenta manual assemelha-se a um pequeno berbequim e funciona de forma semelhante. Uma caixa de velocidades accionada por um motor eléctrico acciona a cabeça. O cortador agarra a pega na palma da mão, e usa o bit para fazer uma tarefa específica. Ao contrário da broca, a gravadora tem um tamanho e peso menores de 0,5 a 2 kg, mas alguns modelos de equipamento profissional podem pesar até 8 kg.
Tipos de bits de gravador
A forma e o material da cabeça de gravador depende do que se pretende fazer. Os principais tipos de elementos de trabalho de um gravador para madeira são:
- cortadores de carboneto;
- discos abrasivos;
- lâminas serrilhadas;
- Lixagem e polimento de pedaços;
- brocas com cabeça de bola;
- brocas com vários diâmetros.
O cortador é capaz de trabalhar tanto em madeira como em outros materiais como a cerâmica, pedra e até aço. As pontas de lixa vêm em vários tamanhos e formas de grão, e as escovas de arame também variam em forma e grau de suavidade da penugem.
Critérios de selecção do Graver
O aperto é a primeira coisa que precisa de ver. Porque trabalhar com madeira é um processo longo e meticuloso, o cabo tem de ser confortável e anatomicamente concebido para se adaptar à sua mão.
Os elementos emborrachados para melhorar a aderência e reduzir as vibrações não estariam deslocados. Além disso, a mão transpira e a ferramenta treme e o risco da ferramenta escorregar da mão é aumentado. As inserções de borracha ajudam a manter a ferramenta no lugar.
A potência motora é a próxima melhor coisa a fazer. Um bom gravador fornece o número óptimo de rotações e pode suportar cargas consideráveis, porque o dispositivo terá de funcionar durante muito tempo, até várias horas.
O entalhador pode ser alimentado por bateria ou pela rede eléctrica. Os gravadores sem fio de madeira custam menos. O cabo é a única coisa que os distingue dos seus homólogos alimentados por bateria. As outras características são idênticas, pelo que não vale a pena pagar em excesso.
Como esculpir madeira com um gravador
Ao escolher uma peça para o seu trabalho de gravura, é melhor escolher tília, faia, amieiro ou madeira de pêra. O pinheiro e a cinza não são adequados porque não se podem fazer padrões ou ornamentos finos no material.
A imagem é transferida do stencil para a peça com uma caneta ou directamente para a superfície com um lápis escuro. As áreas a serem esculpidas posteriormente são sombreadas. A madeira é previamente limpa com álcool.
É importante preparar correctamente a superfície de trabalho. Deve ser plana, estável, limpa e bem iluminada. Certifique-se de que as mangas das suas roupas não atrapalham o caminho. O cabelo comprido deve ser enfardado e os óculos de segurança devem ser usados.