Sistema de Controlo de Acessos (ACS): o que é, como funciona, aplicação
- 16.08.2023
Para monitorizar e regular quem visita o território de uma empresa, hotel ou complexo residencial, é utilizado um sistema de controlo de acesso (ACS). Trata-se de um conjunto de equipamentos, unidos numa única rede, que proporciona segurança. Vejamos como funciona o ACS e como este sistema é utilizado.
Como funciona o sistema de controlo de acesso
O sistema de controlo de acesso inclui estes dispositivos:
- O controlador armazena dados sobre os empregados, os seus dados de acesso, etc. Os sistemas autónomos gerem vários pontos de acesso. Os ACS em rede são configurados através de um computador.
- Identificadores com um código único que é impresso no elemento legível do cartão. São chaves para entrar e sair de uma área específica, de acordo com a programação do sistema.
- Os leitores são instalados em pontos de acesso perto de portões ou portas. Pode ser a entrada principal de um estabelecimento comercial, um departamento num escritório ou uma oficina numa fábrica. Os leitores são de contacto, quando é necessário colocar um chip ou passar um cartão. Estão disponíveis modelos sem contacto.
- Dispositivos de barreira - torniquetes, fechaduras, portões eléctricos, etc. Se o visitante não tiver sido identificado, o sistema não o deixará passar.
- Botões de saída RTE para os empregados abandonarem as instalações. Utilizados quando não é necessário registar que um utilizador com um determinado ID saiu de um departamento ou escritório.
- Interruptores Reed ou sensores de porta que controlam a posição da porta: aberta ou fechada.
As modificações mais diversas de todos os dispositivos apresentados encontram-se no leitor. Pode ser dos seguintes tipos
- tecnologia de memória tátil;
- dispositivo de passagem sem contacto através de uma pulseira, chaveiro, cartão eletrónico;
- leitor de cartões magnéticos;
- painel digital para introdução de dados;
- leitor biométrico de retina, impressão digital, parâmetros faciais.
Um identificador ou chaveiro pode abrir o acesso a várias instalações da empresa. Pode destinar-se apenas a um escritório, laboratório, armazém ou oficina específicos. A autorização de entrada pode ser permanente ou única, dependendo da forma como o identificador é programado.
Os ACS são muito fáceis de utilizar. O visitante apresenta a identificação ao leitor e o controlador determina se o utilizador tem direitos de acesso. Em caso afirmativo, o portão ou a fechadura da porta abre-se.
Possibilidades de um sistema de controlo de acesso
Os sistemas de controlo de acesso são instalados para estas tarefas:
- Controlo do acesso a um determinado território de funcionários, transportes ou clientes. Graças a isto, os estranhos não estarão onde não têm o direito de estar.
- Registo exato das horas de trabalho dos empregados. O controlador do sistema guarda os dados, quando cada proprietário do identificador entrou e saiu.
- Alguns tipos de ACS podem ser combinados com CCTV, alarmes de incêndio e outros dispositivos.
Um sistema de controlo de acessos não requer uma grande quantidade de energia para funcionar. Os dispositivos incluídos na rede duram muito tempo. Se o sistema for composto por um grande número de pontos de acesso e elementos multifuncionais, será necessário efetuar uma manutenção.